Estagiários que atuam nos Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacris) de Bento Gonçalves entraram em contato com redação do Notícias de Bento, na manhã desta quinta-feira, dia 9, para reclamar de um novo atraso nos pagamentos de bolsa-auxílio por parte da prefeitura. Segundo relatos, a situação se repete como no mês passado, em que eles tiveram os depósitos após o dia 10.
Uma das funcionárias terceirizadas, que pediu para não ser identificada, afirma que a informação junto à Secretaria de Habitação e Assistência Social (Semhas) e ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), responsável pelas contratações, é de que “não há previsão” para a quitação dos valores. Somente na instituição em que ela atua, pelo menos 10 pessoas aguardam pagamento. “Nós temos muito carinho pelas crianças e pelo trabalho que desenvolvemos, mas é indignante ganhar R$ 837 e ainda, todo mês, não ter previsão. Todas as demais secretarias já repassaram o valor de pagamentos e os demais estagiários receberam no dia 2. Provavelmente, vamos passar o feriado sem receber”, lamenta a jovem.
De acordo com a prefeitura, os repasses dos valores ao CIEE, que deve fazer os depósitos nas contas dos estagiários, ocorreram na tarde desta quinta-feira. Entretanto, um novo contato de outro funcionário de Ceacri, no final desta tarde, traz uma posição diferente. "Fui informado que a prefeitura vai mandar amanhã (sexta, dia 10) para o CIEE e eles vão nos pagar somente na terça-feira (dia 14). Uma vergonha! Minha faculdade venceu hoje. Quem vai pagar os juros?" indaga o rapaz.