Segunda, 16 de Maio de 2022
12°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Política Reajuste vereadores

Vereador Rafael Fantin anuncia que irá doar reajuste de 13,60% dos vereadores

Parlamentar do PSD votou contra o percentual que inicialmente seria repassado somente aos servidores públicos juntamente com o vereador Agostinho Petroli (MDB).

28/12/2021 às 00h06 Atualizada em 28/12/2021 às 00h14
Por: Redação
Compartilhe:
Vereador Rafael Fantin anuncia que irá doar reajuste de 13,60% dos vereadores

O vereador Rafael L. Fantin (PSD), o Dentinho, afirmou que irá doar a entidades assistenciais de Bento Gonçalves um percentual de 13,60% do próprio salário a partir de 2022. O percentual representa o índice aprovado na última sessão plenária deste ano como reajuste aos vereadores, prefeito, vice e secretários municipais, que recebeu o repúdio do vereador, juntamente com o vereador Agostinho Petroli (MDB).

Dentinho votou contra o projeto por entender que o reajuste aos agentes políticos não deveria ocorrer. O vereador afirmou que é favorável ao reajuste do salário dos servidores do Executivo e do Legislativo, mas votou contra o projeto porque a prefeitura uniu todos os reajustes em um só projeto. Dentinho tentou diversos mecanismos para barrar o projeto. Primeiro, o vereador solicitou um pedido de vistas, com a intenção de remeter ao executivo um anteprojeto com a previsão apenas do reajuste ao funcionalismo, mas o pedido foi rejeitado por maioria de votos. Depois, ele tentou utilizar de uma interpretação usada pelo presidente da Casa, Rafael Pasqualotto, para permitir que o veto parcial do prefeito ao projeto que regulamenta o transporte coletivo fosse desmembrado na votação, mas, dessa vez, o presidente foi contrário.

Ao ver derrotadas todas as iniciativas para barrar o reajuste dos agentes políticos, não restou ao vereador outra hipótese senão votar contra o projeto. “Penso que este não é o momento para reajustarmos o salário dos agentes políticos enquanto o país ainda passa por uma crise econômica”, avalia Dentinho, que lembra que sequer foi consultado para a definição desse reajuste. Ele ressalta, porém, que apoia o reajuste aos servidores. “Meu entendimento é que os funcionários, que em sua maioria recebem salários mais baixos, necessitam da reposição inflacionária, o que não ocorre desde abril de 2020”, revelou.

Quanto à doação do valor relativo ao percentual aprovado como reajuste, Dentinho afirmou que vai fazer como já fez no início deste ano, quando fez a doação de um percentual de 3,14% relativos ao reajuste aprovado em dezembro de 2020 e retirado depois pela Justiça. “Sou contra esse reajuste, e farei como já fiz no início de meu mandato: esse recurso será repassado mensalmente a uma entidade assistencial do município”, afirmou o vereador, que disse que, ao longo do mês de janeiro, será definido um modelo que ofereça transparência e participação popular na definição da entidade que receberá os recursos a cada mês

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 12h52 - Fonte: ClimaTempo
12°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 13°

Ter 10°C 4°C
Qua 11°C 4°C
Qui 12°C 6°C
Sex 15°C 6°C
Sáb 14°C 7°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete