O Gol, com certeza, foi um dos carros mais emblemáticos do Brasil. Em 2021, o hatch completou 41 anos de mercado, dos quais foi líder de vendas em 27 deles consecutivos. Mas, para grande surpresa de todos, a Volkswagen decretou o fim da produção do modelo por aqui. Só que, mesmo sendo uma despedida, ainda há chances do queridinho dos brasileiros voltar.
Mesmo sem confirmações, parece que a estratégia da VW é transformar o Gol em um SUV. Conforme apuração do jornalista Leonardo Felix, do site Mobiauto, ele será feito sobre a mesma base MQB A0 de Nivus, Polo, T-Cross e Virtus. Dessa forma, seguirá a cartilha indiana dos Mini-SUVs para substituir, de uma só vez, Gol e Fox (que não muda de geração desde 2003).
Assim, a nova plataforma vem para substituir a antiga PQ24, que faz parte do Gol, e dará origem ao seu sucessor: o Polo Track. A versão ''esportivada'' do Polo nada mais é do que a linha atual do modelo que continuará no catálogo da Volkswagen após a chegada da reestilização, que, por sua vez, deve acontecer até o começo de 2022.
Embora a despedida do Gol tenha chocado muitos, o modelo já havia deixado de ser um carro ''popular'' de entrada há muito tempo, por conta dos reajustes. Isso se intensificou ainda mais nesse ano, no qual o hatch ficou mais caro em todas as versões de acabamento disponíveis.
Para se ter uma ideia, na versão topo de linha (MSI automático), com o pacote completo de opcionais (Urban), o Gol passou a superar os R$90 mil. Sendo assim, tem preço máximo de R$92.430. Já na versão de entrada, o modelo parte de R$67.790, com motor 1.0 MPI.
Segundo apuração do jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o novo Gol atende internamente pelo código "VW 246" e tem lançamento previsto para janeiro de 2024. Dessa forma, chegará às lojas pouco depois da aposentadoria da geração atual, que será feita até 2023, porém apenas com motor 1.0 flex, para atender aos limites de emissões.
Mín. 8° Máx. 27°