A partir desta segunda-feira, 13, o valor da passagem dos ônibus intermunicipais pinga-pinga ficará 11% mais barata no Rio Grande do Sul. A nova tabela foi atualizada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) nesta sexta-feira,10.
Em outubro, a passagem dos ônibus intermunicipais de longo curso ficou 7,76% mais cara, inclusive a pinga-pinga. Desde então, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) realizava os cálculos referentes aos novos valores. A redução atende a uma medida cautelar do conselheiro e relator Cezar Miola, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), que determina que a tarifa de embarque não seja cobrada por quem não usa as estações rodoviárias para iniciar viagem.
Análise realizada após uma denúncia enviada à Ouvidoria do TCE-RS mostrou que os cálculos da tarifa aprovados pela Agergs, nos últimos três anos, fazem a cobrança indistinta de alíquota de 11%, destinada a cobrir os serviços prestados pelas rodoviárias, ainda que parte dos usuários não embarque nesses terminais. Desta forma, a equipe técnica considerou que há "enriquecimento indevido" das concessionárias, bem como sobrepreço das tarifas e prejuízo dos usuários.