As 22 escolas municipais de Bento Gonçalves passam a ter um hino próprio a partir desta quarta-feira, 25. A letra e música de cada hino fooram compostas pelo músico Rodrigo Soltton, por meio do projeto cultural “Cantando a cidadania”, os 22 hinos aos educandários que integram a rede municipal de ensino pública. Em breve, os hinos serão publicados no site da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
Por meio do projeto Cantando a cidadania, cada escola tem uma identidade na letra. Segundo Soltton, o ponto de partida das composições foi pesquisar a história de cada instituição. Já para as melodias foi escolhido o ritmo da marcha e, por isso, os arranjos instrumentais têm a mesma cadência, respeitando a mesma forma: primeira estrofe, refrão e segunda estrofe. As escolas que já possuíam um hino tiveram um novo arranjo musical.
Para a secretária-adjunta de Educação, Adriane Zorzi, o projeto oportunizou momentos de resgate da história e da cultura de cada educandário e sua comunidade, fazendo com que cada aluno, professor e funcionário conhecesse melhor sua escola e, através de um trabalho conjunto, criassem a letra de seu hino. "Certamente, a partir da criação deste hino, a cada vez que ele for entoado, serão alimentados o amor e a valorização pela escola”, destaca a secretária-adjunta.
Em seu pronunciamento o prefeito Guilherme Pasin salientou que o projeto demonstra a importância do Fundo Municipal de Cultura. "O Rodrigo Soltton teve a riqueza de trazer algo tão precioso, de forma moderna ao cotidiano dos alunos. O hino remete a um ideal, onde se almeja algo. Nesse caso, o reconhecimento do trabalho realizado pelos professores. Que esses hinos sejam um legado. Um laço que não se perde jamais. Nossos aplausos Rodrigo, nossos aplausos aos professores, nossos aplausos ao Fundo Municipal de Cultura”, resumiu o prefeito.