Bento Gonçalves voltou a registrar crescimento na geração de empregos no mês de setembro. O acréscimo ainda foi tímido, de apenas 0,46%, porém mostra a retomada de contratações no setor da indústria, que voltou a apresentar números positivos, registrando mais contratações do que demissões.
Os números foram divulgados pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul. No mês de Setembro foram abertos 178 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,46% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação?, com 91 vagas a mais, seguido pela Construção Civil?, com 59 vínculos abertos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Extrativa Mineral?, com 3 vínculos encerrados, seguido pela Agropecuária?, com 2 vagas fechadas. O saldo acumulado no ano é de 22 vagas abertas.
Nos últimos 12 meses foram encerrados 741 postos de trabalho no município, um decréscimo de 1,87%. Nesse mesmo período os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação?, com 308 vínculos encerrados, seguido pelos Serviços?, com 203 vagas a menos. Os únicos setores que criaram postos de trabalho foram o da Agropecuária ?e a Extrativa Mineral?, com 15 e 5 novas vagas, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Agropecuária?, com um acréscimo de 11,03%.