Bento Gonçalves é mais uma vez destaque nacional. Desta vez, a Capital do Vinho aparece na edição de outubro da Revista Exame, no caderno Especial “Melhores Cidades para Fazer Negócios” realizada pela Urban Systems Brasil, empresa de Business Intelligence especializada em pesquisa comportamental e análise de dados estatísticos em mapas digitais, para dimensionamento de mercados e levantamento de tendências em mercados e cidades. O levantamento colocou o município entre as 25 melhores cidades para investimento.
Dos 309 municípios com mais de 100 mil habitantes analisados, Bento Gonçalves, aparece como o 25º município entre os melhores para fazer negócio no país, lista que desde 2014 é divulgada anualmente pela revista. A cidade subiu 60 posições em relação ao levantamento do ano passado, quando aparecia no 85º lugar. A líder deste ano foi a cidade de São Paulo, que desbancou a bicampeã e também paulista Barueri (5ª).
Entre os municípios do Rio Grande do Sul, Bento ficou atrás apenas de Porto Alegre (3ª no Brasil) e Santa Cruz do Sul (23ª). A capital gaúcha aparece como terceira cidade mais favorável aos negócios no país. Leis municipais de incentivo ao empreendedorismo que proporcionam geração de emprego e renda, alta qualificação de mão-de-obra e importantes índices de desenvolvimento social, fazem de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, um pólo de desenvolvimento e atração para novos negócios, aponta o estudo. No levantamento feito pela Urban Systems, são checados 28 indicadores de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
Confira abaixo o ranking:
1 – São Paulo
2 – Vitória (ES)
3 – Porto Alegre
4 – São Caetano do Sul (SP)
5 – Barueri (SP)
6 – Florianópolis (SC)
7 – Curitiba (PR)
8 – Rio de Janeiro
9 – Belo Horizonte
10 – Santos (SP)
23 – Santa Cruz do Sul
25 – Bento Gonçalves
30 – Passo Fundo
35 – Santa Maria
44 – Caxias do Sul
75 – Erechim
81 – Pelotas