A prefeitura realizou na tarde desta terça-feira, 10, a entrega aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do laboratório de Raio-X Digital, instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). O novo sistema proporcionará maior agilidade, segurança e eficiência em todos os processos de atendimento aos pacientes da unidade. A UPA de Bento é a terceira no Rio Grande do Sul a receber equipamento que irá agilizar a realização de exames.
A comunidade de Bento Gonçalves esperou um ano e quatro meses para utilizar o aparelho, anunciado em maio de 2016 pelo poder público municipal. A demora se deu, principalmente devido à instalação técnica do equipamento e o treinamento da equipe designada para realizar os procedimentos com o aparelho. O novo raio-X é um dos modelos mais modernos em termos de radiodiagnóstico existentes atualmente, permitindo que os profissionais médicos possam ter os melhores recursos em imagem radiográfica.
No próximo dia 23, o aparelho, que já atende em caráter experimental, estará funcionando em turno integral, abrangendo além dos pacientes atendidos na UPA, os pacientes provenientes da atenção básica que precisam realizar exames em caráter de urgência. Além disso, o novo aparelho irá garantir uma resposta mais rápida ao diagnóstico, interligando o serviço com todas as Unidades Básicas de Saúde, que receberão os resultados online, diminuindo o número de impressões, facilitando o acesso dos médicos aos resultados e auxiliando a comunidade, que não necessitará mais do deslocamento para buscar os exames. "Esse é um momento importante para a nossa comunidade, a entrega de um equipamento que é um investimento na Saúde. Estamos com essa entrega gerando economia aos cofres públicos, pois vamos evitar o enorme desperdício de exames, que não são retirados. Estamos investindo em tecnologia e estrutura. Bento avança, nossa UPA se faz equipar de uma forma maior. A população sai ganhando", afirma o prefeito Guilherme Pasin.
Atualmente, são realizados em média 2.250 exames de imagem por mês, sendo que em torno de 70% desses exames são provenientes dos serviços de urgência e emergência e 30% são exames agendados. A equipe conta com 13 técnicos de radiologia e dois auxiliares administrativos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, a população terá um grande retorno, com mais agilidade e confiança, tanto para pacientes, quanto para os médicos. "Conseguiremos atender mais de 70% dos pacientes de urgência e emergência na UPA", ressalta o secretário.