A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em conjunto com a vinícola Salton, apresentou, na manhã desta terça-feira, 10, em frente a Fundação Casa das Artes, o Projeto Ciclo de Consumo Consciente, que visa expandir o trabalho de reciclagem de vidros no município. A vinícola Salton disponibilizará seis coletores que serão espalhados em pontos específicos da cidade para a reciclagem do vidro que, posteriormente, se tornará matéria-prima para novas embalagens. Estiveram presentes na apresentação vereadores, secretários, o vice-prefeito de Bento Gonçalves, Aido José Bertuol, representantes da empresa Salton e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenavinho.
O projeto tem como parceiros as empresas responsáveis pela coleta, tratamento e reaproveitamento do vidro no município, e tem o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de um dos principais insumos da indústria vinícola da região, melhorando desta forma a logística da reciclagem do vidro para posterior reutilização como matéria-prima. "Projeto visa a importância da logística reversa de materiais, especialmente o vidro, que é uma situação complicada, muitas vezes corre risco, então este projeto que a gente fez visa colocar esses containers em pontos estratégicos para que as pessoas nos ajudem a reciclar. Acredito que vai nos contribuir muito para a reciclagem do vidro", ressalta o secretário do meio ambiente, Claudiomiro Dias.
Os containers serão instalados na Praça Achyles Mincarone, no Bairro São Bento, na Praça Ismar Scussel, no Bairro Planalto, próximo à Maria Fumaça, no Bairro Cidade Alta, próximo à Igreja Santo Antônio no Centro, próximo ao Clube Susfa, no Bairro São Francisco, e próximo à Vinícola Salton, no Distrito de Tuiuty. Deverá ser descartado nos coletores toda e qualquer embalagem de vidro, como garrafas vazias, vidros de geleia, compotas, copos, taças, entre outros.