Foi realizado nesta segunda-feira, 02, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, o lançamento oficial da Tecnovits 2017. A feira, que acontece de 06 a 08 de dezembro, no Vale dos Vinhedos compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, reunindo produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva. Além de palestras, demonstrações técnicas a campo e exposição de produtos e serviços para o setor.
O Governador do Estado, José Ivo Sartori, a primeira Dama Maria Helena Sartori, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, Prefeito Guilherme Pasin, coordenador da Tecnovitis 2017, Claimar Zonta e o Presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Elson Schneider estiveram presentes.
Conforme o Presidente do Sindicato, em 2015 foram cerca de 8 mil visitantes na feira. "A primeira edição nasceu de forma ousada e os seus resultados foram realmente surpreendentes, motivando a profissionalização, empenho e adesão de novos parceiros, que também acreditam e incentivam o crescimento do nosso agricultor, neste caso especialmente aqueles produtores de uvas e atividades correlatas", afirma.
O prefeito Guilherme Pasin destacou que a realização do evento é um passo emblemático, e de reconhecimento ao trabalho dos agricultores. "Temos reunidos neste evento, aqueles que fazem a Tecnovits acontecer, agricultores, representantes do setor da Indústria e do setor político. Essa Feira pertence aos produtores, e aqueles que dedicam seu tempo e a vida ao exercício diário do manejo do parreiral. Carrego o sentimento de estar realizado em receber a segunda edição da Tecnovits. Temos a convicção de que o trabalho que está sendo realizado, a técnica apresentada e a tecnologia reproduzirão uma qualidade muito maior no que é oferecido. Ganham as famílias, o setor industrial, os Municípios e o Estado sai fortificado", finaliza.
De acordo com o governador Sartori, a Tecnovitis é fundamental para o setor, pois oferece aos produtores de uvas para vinho, sucos, espumantes e uvas de mesa, contato com novas tecnologias, equipamentos e produtos da viticultura. "Hoje os desafios são outros, já que a produção cresceu, exigindo maior qualificação da mão de obra, capacidade técnica e operacional das vinícolas para manter, não somente o volume de produção, como a qualidade dos produtos", afirmou.
Durante o evento o Secretário Ernani Polo, anunciou que o Estado foi escolhido pela Data Folha, o "Melhor destino para vinhos".
A feira é uma realização do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, com o apoio da prefeitura de Bento Gonçalves, Emater, Embrapa Uva e Vinho, IFRS-Câmpus Bento Gonçalves, Fepagro e Ibravin, entre outras entidades públicas e privadas ligadas à viticultura. As Soberanas do Vale dos Vinhedos, os Secretários de Governo e Administração, Enio De Paris, o adjunto de Desenvolvimento da Agricultura, João da Silva e os vereadores Neri Mazzochin e Volnei Christófoli estiveram presentes.