Caixas colocadas no chão, fios para delimitar espaço, produtos como batata doce, beterraba, aipim e hortifrutigranjeiros. Na Bento Gonçalves de 1977, neste cenário, sete agricultores iniciavam a Feira do Produto Rural. Neste domingo, 1º de outubro, na Linha Ferri, em Faria Lemos foi realizada uma homenagem aos 40 anos da Feira. O evento contou com a presença dos prefeitos de Bento, Guilherme Pasin, de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, e de Santa Tereza, Gilnei Fior, presidente da Câmara de Vereadores, Moises Scussel, secretário adjunto de Agricultura, João da Silva, subprefeito de Faria Lemos, Sérgio Gabrielli, e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal.
Instituída oficialmente pela Lei Municipal Nº 4.057 de 22 de dezembro de 2006 e substituída pela Lei Municipal Nº 6.175/2017, a Feira realizada nos sábados, a partir das 6h, tem o objetivo de aproximar e proporcionar a população o acesso à produtos diretamente de quem os produz, movimentando a agricultura e a economia local. O agricultor Pedro Remus, hoje com 84 anos, conta da necessidade de ter um local para comercializar os produtos, que antes eram enviados para Cooperativa de Porto Alegre. "A produção toda ia para capital, e começamos a conversar como poderíamos vender nossos produtos mais perto de casa, em Bento. Com a ajuda do Prefeito da época, e com mais sete produtores iniciamos a feira", disse.
Atualmente, Remus acompanha o trabalho do filho Gilberto, que comercializa os produtos da família na Feira. O orgulho de ter auxiliado a iniciar o projeto, também, é destacado pelo produtor Idalvino Riboldi. "Eu já era conhecido na cidade, pois desde os dez anos vendia produtos passando de casa em casa. E com a oportunidade de termos o nosso espaço, iniciei a venda e até hoje permaneço comercializando meus alimentos", comenta emocionado.
O feirante Rustico Strapazzon fala sobre a evolução nos 40 anos da Feira do Produtor. "Nós trabalhávamos e não tínhamos onde vender nossos produtos. Com o início da feira não sobrava mais nada. Vi a evolução nestes 40 anos, e hoje podemos nos orgulhar dessa história", disse.
Durante o evento foram entregues certificados homenageando os cerca de 60 produtores. "Aqueles sete agricultores que tiveram a coragem de apresentar seus produtos para venda, talvez não imaginasse a proporção que a Feira do Produtor tomaria. São 40 anos de uma história marcada por homens e mulheres, que são empreendedores, responsáveis por colocar produtos frescos e com qualidade na mesa da nossa população", afirma o prefeito Guilherme Pasin.
Os agricultores de Bento são contemplados com o Programa de Agroindústria Familiar, Projeto Piloto de Registro do Vinho Colonial e o Selo Sabor de Bento, além de outros benefícios. A Feira do Produtor Rural é realizada nos sábados, a partir das 6h, na Rua Barão do Rio Branco.