O Observatório Social de Bento Gonçalves (OSBG) já capacitou, em dois encontros, 39 voluntários, e se prepara para qualificar mais uma turma no dia 30 de setembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet até 28 de setembro, preenchendo o formulário no Google por meio do link https://goo.gl/forms/jDpfuIPPB02u1wtC2.
A coordenadora do OSBG, Gisele Guerra, explica que a capacitação não habilita o participante a voluntariar. “Este é um primeiro contato, quando explicamos o que é o Observatório Social, o que faz, como funciona, quais seus objetivos. O próximo passo é agendar uma reunião para alinhar e detalhar o trabalho. E isso é feito com aqueles que manifestam interesse de atuar como voluntários”, esclarece. Atualmente, seis voluntários estão em plena atividade no OSBG. Qualquer pessoa pode ser um voluntário.
Apesar da demanda requerer um número maior de profissionais para atuar permanentemente no monitoramento de licitações dos Poderes Executivo e Legislativo de Bento Gonçalves, diante do grande fluxo de atividades, o OSBG precisa de mais computadores. “À noite, até é possível, mas durante o dia estamos com todos os equipamentos em uso”, afirma. Os computadores utilizados foram todos doados por empresas e entidades. Interessados em contribuir podem contatar pelo [email protected] ou pelo telefone 3452.7411.
O principal foco do trabalho é o monitoramento das licitações. Cada voluntário atua na análise dos editais, observando se os orçamentos estão de acordo com o praticado no mercado. Hoje, os editais estão disponíveis no site da Prefeitura (www.bentogoncalves.rs.gov.br) e da Câmara de Vereadores (www.camarabento.rs.gov.br) ou na página do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, na seção Licitacon. Conforme a Lei Federal número 8.666, é obrigatório abrir licitação nas compras por objeto que tiverem o valor anual superior a R$ 8 mil.
As capacitações são ministradas pelo presidente do OSBG, Daniel Amadio, e vice-presidentes para Assuntos de Voluntariado, Capacitação, Controle Social e Metodologia, Simone Taffarel Ferreira, e para Assuntos de Gestão, Marcos Beltrami, além da coordenadora Gisele Guerra.