
O Presídio Estadual de Bento Gonçalves está oficialmente interditado. A determinação foi dada pela Vara de Execuções criminais, atendendo a pedido do Ministério Público. Ainda não há uma definição em qual presídio os presos em flagrante serão encaminhados.
De acordo com o promotor de justiça Gilson Medeiros, a solicitação de interdição foi feita pela Promotoria, com base nas péssimas condições da casa prisional. Ele esclarece que foi interditada apenas a ala onde ficam os presos do regime fechado e do semi-aberto que não têm emprego. Neste setor, a capacidade do presídio é de 192 detentos, porém, abriga atualmente 290 apenados. "Precisamos urgentemente de uma casa prisional em Bento Gonçalves. É inadmissível que essa situação continue com uma penitenciária superlotada na área central da cidade" destaca o promotor.
Medeiros revela que a decisão foi tomada pelo juiz Nilton Filomena e o presídio ficará interditado por tempo indeterminado. A maior preocupação agora é saber para onde serão levados os criminosos que forem presos pela Brigada Militar durante o período de interdição. A titular da 7ª Delegacia Penitenciária Regional de Caxias do Sul, delegada Marta Eliane Bittencourt, está reunida na tarde desta quinta-feira, 21, para definir onde serão realocados os presos de Bento Gonçalves.