A Casa Geisel, prédio onde nasceu o presidente da República Ernesto Geisel e que se tornou patrimônio cultural de Bento Gonçalves, passa por reformas para se tornar novamente habitável, abrigando um espaço cultural em memória a uma das figuras mais importantes do município e também um local para abrigar pacientes de outros municípios do Hospital Tacchini. As reformas na casa são realizadas pelo 6º Batalhão de Comunicações (BCOM), com a parceria do Hospital Tacchini e da Prefeitura do município, ambos ajudando com a confecção de materiais para a revitalização do espaço.
As obras iniciaram em junho deste ano, mas o programa da revitalização vem desde 2015, com o projeto "Criação da Casa Histórica Presidente Geisel". Até então, o telhado do local já foi recuperado, através de materiais cedidos pelo Hospital Tacchini, o qual também tem interesse na casa. O hospital terá no local um espaço para abrigar pacientes de outros municípios que vem ao Tacchini para realizar sessões de quimioterapia, hemodiálise, entre outros tratamentos. Como a maioria desses pacientes vem de van, muitos terminam o tratamento e precisam esperar os demais para retornar aos seus municípios. O hospital pretende disponibilizar um local com estrutura para acolhê-los, evitando que fiquem pela cidade.
Atualmente o assoalho do local passa por reformas para posterior recuperação do forro, rede elétrica e pintura da residência. Segundo o Coronel do 6º BCOM, Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra, as reformas estão transcorrendo conforme os materiais vêm sendo disponibilizados. De acordo com Guerra, não se trata de restaurar a casa como ela era, mas sim torná-la habitável. "Não é uma recuperação com a intenção de deixar como suas origens, até porque ela foi transformada ao longo do tempo, o grande trabalho agora é para deixá-la habitável", afirma o Coronel Guerra.
Segundo o Coronel, a Casa Geisel será contemplada com um acervo histórico sobre o ex-presidente e outras figuras importantes de Bento Gonçalves, com fotos, documentos, materiais e outros objetos referentes ao 6º BTCOM. "Será dividido os cômodos da casa entre o batalhão, a prefeitura e o Tacchini. O batalhão usaria duas peças da casa com a finalidade histórica, de fazer a exposição de material histórico, com fotos, materiais e documentos relativos ao Geisel, ao 1º Batalhão Ferroviário, um acervo da Segunda Guerra Mundial, também com acervo do ex-praçinha Francisco Pértile e, como somos Batalhão de Comunicações, alguns rádios que representem a história das comunicações", afirma o Coronel Guerra.
O Coronel também ressalta a importância de cultivar a história de uma das figuras mais importantes do município, homenageando a figura que contribuiu diretamente para a criação do 6º BCOM, o qual recebe o nome do ex-presidente. "O presidente Geisel, salvo melhor entendimento, melhor juízo, ele foi a personalidade bento-gonçalvense de maior destaque no cenário nacional. É uma forma de homenagem à imagem dele, uma oportunidade do município destacar o seu filho natal que teve essa posição de destaque, permitir que a comunidade e as gerações futuras possam conhecer quem foi o presidente Geisel e o que ele fez para Bento Gonçalves", comenta o Coronel do 6º BTCOM.
O prazo para o término das reformas está previsto para novembro.