
Agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, apoiados por policiais civis de Garibaldi e Carlos Barbosa, além da Brigada Militar destes dois municípios, acabaram com as ações de uma quadrilha de assaltantes que estava atuando na região. A interceptação ocorreu durante um assalto a um supermercado em Garibaldi na noite desta sexta-feira, 3 de junho. Houve troca de tiros e um assaltante foi morto. Os outros três integrantes da quadrilha foram feridos e levados para o hospital.
A emboscada ocorreu por volta das 19h10min, em frente ao Mercado São Lucas que fica na Rua Alencar Araripe, esquina com a Heitor Mazzini, em Garibaldi. Três elementos entraram encapuzados e anunciaram o assalto. Estavam no mercado o proprietário e mais dois colaboradores. Um dos assaltantes permaneceu dentro do carro, um Celta vermelho, aguardando a saída dos comparsas. Eles roubaram cerca de R$ 400,00 em dinheiro do supermercado e saíram rapidamente do local.
Os agentes da Polícia Civil estavam monitorando as ações da quadrilha nos últimos dias e sabiam que eles iriam praticar o assalto no final da tarde a este supermercado. Sete viaturas montaram um cerco e assim que os assaltantes saíram de dentro do mercado São Lucas fizeram a interceptação. Os policiais pediram para bandidos largarem as armas, porém, um deles reagiu e houve uma intensa troca de tiros. Um dos assaltantes morreu ainda no local. Ele foi identificado como sendo Arlei Scapini, de 24 anos. Os feridos são os irmãos Jonas Machado, de 26 anos, e Juliano Machado, de 22, e o quarto integrante da quadrilha era Cristiano Schmidt Andressa, de 24 anos. Eles foram levados pelos Bombeiros Voluntários de Garibaldi para atendimento no hospital.
De acordo com o delegado Leônidas Reis, o grupo vinha praticando diversos assaltos a residências e estabelecimentos comerciais nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O veículo Celta, utilizado no assalto desta sexta-feira, tinha sido roubado em Carlos Barbosa na madrugada e foi usado em uma tentativa de homicídio no bairro Bela Vista, em Garibaldi. O delegado revela que Arlei Scapini é de Carlos Barbosa, mas que estava morando no bairro Municipal, em Bento Gonçalves, onde teria se encontrado com os irmãos Machado, que residem no mesmo bairro. Já Cristiano Andressa é morador de Garibaldi.
Foram apreendidos com o grupo duas pistolas 380, uma oxidada e uma niquelada, e um revólver 38. Os assaltantes devem ser indiciados pelos crimes de roubo, formação de quadrilha, receptação e porte ilegal de arma de fogo.
Quem são os integrantes da quadrilha
Arlei Scapini - tinha 24 anos, natural de Carlos Barbosa, mas que atualmente residia no bairro Municipal em Bento Gonçalves. Ele possuía dezenas de antecedentes criminais, como furto qualificado, receptação, apreensão de objeto, furto de veículo, posse de entorpecentes, arrombamento de estabelecimento de ensino, homicídio doloso, roubo a pedestre com lesões, tráfico de entorpecentes, disparo de arma de fogo, entre outros. Como adolescente infrator, ele tinha mais de 30 registros. Estava em liberdade desde o dia 3 de maio deste ano.
Juliano Machado - Tem 22 anos, possui indiciamento por tráfico de drogas e estava em liberdade condicional desde o dia 19 de maio deste ano.
Jonas Machado - Tem 26 anos, possui vários antecedentes criminais por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, homicídio doloso, furto qualificado, entre outros. Jonas estava foragido do Presídio Estadual de Nova Prata desde o dia 23 de abril, de onde evadiu-se durante o horário de sol.
Cristiano Schmidt Andressa - Tem 24 anos, é morador do bairro Fenachamp, em Garibaldi, e possui antecedentes por lesão corporal e violência doméstica, bem como arrombamento comercial como adolescente infrator.