Uma importante obra para a comunidade bento-gonçalvense finalmente pode sair do papel, após cinco anos de entraves e esperas. Na manhã desta sexta-feira, 21, o prefeito Guilherme Pasin recebeu a diretoria da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), ocasião em que foi apresentado o edital de concorrência para contratação de empresa que forneça, construa, instale, opere, monitore e preste treinamento operacional da Estação de Tratamento de Esgoto do Barracão. A obra tinha sido autorizada em setembro de 2012.
Os atrasos para a construção da ETE do Barracão iniciaram antes mesmo do lançamento do edital, com entraves relacionados ao licenciamento ambiental. As obras foram autorizadas em setembro de 2012, mas sofreram duas paralisações ao longo de quase três anos. A primeira foi ainda em 2012, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devido à suspeita da existência de um sítio arqueológico no terreno. Após 16 meses de paralisação, os trabalhos foram retomados em abril de 2014, com acompanhamento do Iphan.
A segunda paralisação foi motivada pela necessidade de executar serviços para nivelamento do terreno, não previstos em contrato. A suspensão foi necessária para medição das tarefas executadas e a aprovação dos novos valores. Até o momento, foi realizada apenas a terraplenagem do terreno e a locação das unidades de tratamento.
Conforme o diretor de Expansão da companhia, Marcus Vinicius Caberlon serão investidos R$ 11,9 milhões, com prazo de conclusão dos trabalhos em 270 dias, mais 330 dias de operação assistida. Os envelopes serão abertos no dia 22 de agosto. "Não estamos aqui para apresentar cronograma, mas para dar a solução para esta demanda do Município", destaca. A Estação de Tratamento de Esgotos, em aço inox, terá vazão total média na ordem de 20 litros por segundo.
Durante o encontro, também, foi anunciado o licenciamento para implantação do Sistema de Tratamento de Efluentes, na bacia do Buratti, que deve ser lançada nos próximos meses. E também, o repasse das redes de água da Capela São Miguel, Santa Lúcia e Nossa Senhora das Graças para a Corsan, o que irá beneficiar cerca de 180 famílias. O superintendente regional, Felipe Agostinho Caimi, o gerente da Unidade de Bento Gonçalves, Marciano Dal Pizzol, superintendente adjunta Fernanda Santos Pescador e os secretários de Governo, Enio De Paris, Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, de Viação e Obras Públicas, Jairo Albericci estiveram presentes.