Bento Gonçalves fechou o primeiro semestre de 2017 com saldo negativo na geração de empregos. A Capital do Vinho encerrou a primeira metade do ano com um saldo negativo de 165 vagas fechadas nas empresas do município. A indústria e o comércio foram os principais responsáveis pela queda registrada, segundo o levantamento de dados do Caged.
Até o mês de maio, Bento Gonçalves mantinha um saldo positivo de vagas de emprego, mesmo que pequeno. Porém, no mês passado, foi registrado um número grande de demissões em praticamente todos os setores. No mês de junho foram fechados 203 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um decréscimo de0,52% sobre o total de empregos formais.
Nesse período, os setores que mais fecharam postos de trabalhoforam a Indústria de Transformação?, com 83 vagas a menos, seguida pelo Comércio?, com 50 vínculosencerrados. Nenhum setor abriu postos de trabalho. O saldo acumulado no ano é de 165 vagas fechadas.Nos últimos 12 meses foram encerrados 1.387 postos de trabalho no município, um decréscimo de 3,45%.Nesse mesmo período, os setores que mais criaram postos de trabalho foram o de Serviços Industriais deUtilidade Pública ?e o da Agropecuária?, com 8 novas vagas cada. O setor que mais fechou postos detrabalho nos últimos 12 meses foi o da Indústria de Transformação?, com 615 vínculos encerrados. O setorque obteve maior crescimento relativo no período foi o da Agropecuária?, de 5,71%.
A situação mostra que a euforia de recuperação da economia deu lugar a uma nova apreensão do empresariado, devido à crise política que assola o país.