O jornalista Juremir Machado da Silva lança em Bento Gonçalves, na noite desta quinta-feira (20), o livro Raízes do conservadorismo brasileiro: a abolição na imprensa e no imaginário social. A sessão de autógrafos e o bate-papo com o autor ocorre a partir das 19h, na Dom Quixote Livraria e Cafeteria.
Para Juremir, que além de jornalista também é formado em história, a luta pela abolição da escravatura foi cheia de obstáculos e de paradoxos. Em sua obra, o autor analisa discursos políticos e jornalísticos e identifica fundamentos conservadores que permearam o contexto da assinatura da Lei Áurea. Além disso, Juremir fala sobre as origens do conservadorismo e a história da busca pela igualdade social no Brasil.
Juremir foi correspondente internacional de Zero Hora em Paris, trabalhou na Revista IstoÉ e colaborou com a Folha de São Paulo. Atualmente, o jornalista apresenta o programa diário Esfera Pública, às 13h, na Rádio Guaíba, e é colunista do Correio do Povo. Com 27 livros individuais publicados, Juremir é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RS.