Quarta, 27 de Outubro de 2021
12°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Geral Rio Grande do Sul

Vice-governador apresenta resultados do RS Seguro no 1° Seminário de Segurança Pública

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, palestrou, nesta terça-feira (21/9), no 1º Seminário de Segurança Pública da PUCRS e do Comando Militar do Sul (CMS). O evento é gratuito e pode ser acompanhado on-line.

21/09/2021 às 17h55
Por: Redação Fonte: Secom Rio Grande do Sul
Compartilhe:
Ranolfo agradeceu o empenho das forças de segurança, o que possibilitou a redução expressiva dos indicadores de criminalidade - Foto: Juliana Roll / Ascom GVG
Ranolfo agradeceu o empenho das forças de segurança, o que possibilitou a redução expressiva dos indicadores de criminalidade - Foto: Juliana Roll / Ascom GVG

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, palestrou, nesta terça-feira (21/9), no 1º Seminário de Segurança Pública da PUCRS e do Comando Militar do Sul (CMS). O evento é gratuito e pode ser acompanhado on-line.

O evento tem como objetivo articular temáticas relacionadas à Segurança Pública e meios de inteligência no Estado. É uma realização da Escola de Direito da PUCRS, em parceria com o CMS, por meio do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE). O seminário busca proporcionar a integração do conhecimento na área de Segurança Pública, ampliando o relacionamento e os trabalhos entre instituições.

O vice-governador participou do painel "A Secretaria da Segurança Pública do RS: visão estratégica, sobre o RS Seguro". Na oportunidade, o secretário apresentou as premissas dos três “is” do programa: Integração, Inteligência e Investimento qualificado. Abordou também os quatro eixos da política de Estado: combate ao crime; políticas sociais, preventivas e transversais; qualificação do atendimento ao cidadão e sistema prisional.

O secretário apontou os resultados obtidos no Estado desde a implementação da política estadual de segurança. O RS completou 10 meses consecutivos de queda no número de homicídios, com uma marca que consolida o acerto da política de Segurança Pública implantada pelo RS Seguro. O total de vítimas caiu de 140 em agosto de 2020 para 108 em igual mês deste ano – redução de 22,9% e o menor total alcançado no período da atual gestão.

A sequência de reduções também fez despencar o número de homicídios no acumulado entre janeiro e agosto. A comparação dos oito meses do ano passado com 2021 mostra queda de 1.266 vítimas para 1.043 – uma retração de 17,6%, com 223 vidas preservadas. A soma deste ano é também a menor para o período desde 2006 e equivale a 48,6% de queda na comparação com o pico da série histórica, em 2017, quando o Estado amargou 2.029 assassinatos no intervalo de oito meses.

Os dados representam os indicadores criminais dos primeiros oito meses de 2021, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). O levantamento mostra o impacto direto da política de foco territorial implantada pelo RS Seguro, com foco especial para o combate ao crime nos 23 municípios que concentravam os maiores índices criminais na última década. “Agradeço o empenho das nossas forças de segurança que possibilitou a redução expressiva dos indicadores de criminalidade, pelo trabalho ininterrupto em meio à pandemia e por honrarem a história das nossas instituições”, disse Ranolfo.

A programação do seminário também conta com a participação do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel César Eduardo Bonfanti, e da chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor. Representando o sistema penitenciário, um dos eixos em que se norteia o programa RS Seguro, falam o secretário de Justiça, Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, e o superintendente dos serviços penitenciários, José Giovani Rodrigues de Souza.

Texto: Kelly Motter/Ascom SSP
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 06h02 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 27°C 14°C
Dom 25°C 15°C
Seg 25°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio