Após 15 dias de um calor em tese atípico, o chamado Veranico de Julho chegou ao fim e o frio chega com tudo a Bento Gonçalves. A temperatura, que chegou a ultrapassar os 20 graus neste domingo, 16, vai cair para até 2 graus na manhã desta segunda-feira, 17, e ser negativa na terça-feira, 18.
Segundo os meteorologistas do site Climatempo, a mudança drástica de temperatura se deve à chegada de uma frente de ar polar vinda da Antártida ao Rio Grande do Sul e pode provocar até mesmo a tão aguardada neve. Claro, que em Bento Gonçalves, esta possibilidade é mínima. Caso ela chegue, isso ocorrerá na noite da segunda-feira, 17. Os meteorologistas afirmam que a chance de neve é maior na região de São José dos Ausentes.
A chegada do frio deve provocar um aumento considerável de turistas por vagas em hotéis na Capital do Vinho. O gerente de um estabelecimento, que pediu para não ser identificado, afirmou que muitas pessoas estavam desmarcando suas hospedagens, devido à onda de calor que atingiu o Rio Grande do Sul em pleno inverno. No mês de julho, praticamente não fez frio em Bento Gonçalves. "A chegada do frio vai fazer com que possamos recuperar os prejuízos que tivemos com a falta dele na primeira quinzena. Felizmente, a maioria dos turistas reservou quartos na segunda quinzena deste mês, quando acontece o período de férias dos filhos e também no trabalho", comemora o gerente.
A expectativa do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH) é de uma taxa de ocupação nos hotéis em torno de 60% nos meses de junho e julho – 10 pontos percentuais a mais do que a média anual, que giram em torno de 50%. Porém, somente na segunda quinzena de julho a estimativa é que esta ocupação chegue a 80% dos quartos oferecidos no município.