O número de ocorrências atendidas pela Brigada Militar no 1º semestre de 2017 diminuiu consideravelmente em comparação ao mesmo período do ano passado. Crimes como roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículo e homicídios sofreram uma redução significativa nos primeiros meses do ano, por outro lado, ocorrências como roubo a pedestre e furtos/arrombamentos seguem com um número expressivo de casos, igual ou superior aos números do 1º semestre de 2016.
Ocorrências como roubo de veículos e roubo a estabelecimento comercial diminuíram significativamente, com uma redução de 28,85% e 68,14% respectivamente. Roubos a pedestres seguem sendo o principal problema enfrentado pelos órgãos de segurança no município, apresentando números quase idênticos ao 1º semestre do ano passado. “Esse delito é o que nós estamos trabalhando o ano inteiro para tentar reduzir, mas não estamos conseguindo. Porém, nos últimos três meses, conseguimos reduzir de 10 a 15 ocorrências por mês em comparação ao ano passado. O roubo a pedestre foi alto em janeiro e fevereiro e agora a gente vem conseguindo reduzir”, afirma o capitão do 3º BPAT, Diego Caetano.
Ocorrências de furto e arrombamento foram o único crime que apresentou um número maior de casos em comparação ao ano passado, com um crescimento de 3,83% no número de ocorrências. Os homicídios, que tiveram um número expressivo em 2016, diminuíram consideravelmente neste ano, com apenas 11 casos registrados neste primeiro semestre, uma diminuição de sete casos em comparação ao ano passado, o que representa uma redução de 42,11%.
O capitão Diego Caetano comemora a significativa redução no número de ocorrências em Bento Gonçalves e comenta sobre os delitos que a Brigada Militar vai priorizar para obter números satisfatórios nos próximos meses. “É com satisfação que analisamos os resultados neste 1º semestre e verificamos uma redução no número de crimes registrados. Verificamos uma redução na maioria dos tipos de roubos, roubos a pedestre, roubos a estabelecimento comercial com quase 70% de redução, roubo de veículo e também no número de homicídios que diminuiu. Embora tenhamos que enfrentar crimes como furto arrombamento e roubos a pedestre, que teve uma diminuição pequena, pretendemos avançar números maiores. Mantemos nosso foco a todos esses delitos, vamos priorizar o enfrentamento a furto arrombamento que tem acontecido frequentemente, assim como roubos a pedestres”, ressalta o Capitão Caetano.