Projeto Educacional Olhar Atento – Alimentação Saudável contemplou alunos das escolas Municipais Ernesto Dorneles e Princesa Isabel com cerca de 1.200 sacolas retornáveis. O intuito é promover ações e vivências que desenvolvam experiências em torno da alimentação e fomentar o respeito com o meio ambiente. A solenidade de entrega ocorreu na tarde desta terça-feira, 4 de julho, na Praça Centenário.
As sacolas retornáveis foram subsidiadas pelo Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas) e, este ano, o Sicredi ingressou na ação e entendeu a importância para a comunidade. “É o terceiro ano que participamos do projeto pela importância de educar as crianças sobre o hábito da alimentação saudável e o contato com os agricultores das feiras. E a partir disso, o projeto completa com a entrada da sacola retornável”, ressalta o presidente do Sindilojas, Daniel Amadio.
Sentado junto às crianças, o prefeito Guilherme Pasin afirmou que “as sacolas ecológicas não são aquelas plásticas que jogamos fora e ficam por aí. Com a sacola ecológica, fizemos as compras e a utilizamos novamente em outra oportunidade. Então ela não vira lixo”. “Inicialmente o foco do projeto é a alimentação saudável, mas ele cresceu e abraçou outras ações que necessitam de um olhar atento: nutrição, hortas escolares, biodiversidade de animais e vegetais, posse responsável, educação ambiental, entre outros”, salienta a secretária Municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques.
Projeto Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável
É uma realização da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria da Agricultura, com apoio da EMATER, Associação dos Agricultores Ecológicos de Bento Gonçalves, Associação dos Agricultores Familiares de Bento Gonçalves e Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
A ação é desenvolvida desde 2013, porém, em 2015, passou a contemplar crianças de jardim B com visitas às feiras ecológicas. E constatou-se que um grande número de sacolas plásticas era empregado para armazenar e transportar os alimentos adquiridos em pequenas quantidades pelas crianças, durante a atividade. Dessa forma, surgiu a ideia de adotar o uso de sacolas retornáveis. Os idealizadores entendem que os pequenos atuarão como multiplicadores junto às suas famílias, que poderão utilizar a sacola em suas compras, gerando benefícios ao ambiente e propagando a adoção desta atitude saudável em prol do planeta.