Segunda, 20 de Setembro de 2021
17°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Comer e Beber Receita

Peito de frango com tempero de maracujá

Receita fácil de peito de frango desossado temperado com suco de maracujá

10/09/2021 às 13h51
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A receita do peito de frango com tempero de maracujá é um bom exemplo de como se pode usar o suco da fruta em um prato salgado. E o suco ainda tem uma vantagem comparado ao do limão - como  a quantidade de açúcar da  polpa é maior, ela ajuda a formar uma crosta bem dourada por fora

Muitas vezes esquecemos que um maracujá quase equivale a um limão na hora de temperar peixes e aves. Embora, com  teor de acidez menor que o de um limão. Porém, ainda assim a sua acidez é suficiente para o utilizar em temperos para aves e peixes. O peito de frango com tempero de maracujá é um bom exemplo.

Receita

Porções: 4 porções

Tempo de preparo: 10 minutos + 2 horas de descanso

Ingredientes:

Para 4 pessoas

6 metades de peito de frango sem osso, não são os filés finos

1 maracujá azedo com a casca levemente pintada

1 / 2 limão tahiti com a casca e sem as sementes

1 cm de raiz de gengibre fresco descascado

1 / 2 colher de chá de sal

1 / 2 colher de chá de pimenta-do-reino

1 xícara de água

2 colheres de sopa de óleo para grelhar

Molho para acompanhar - opcional

1 colher de sopa de manteiga

1 / 2 xícara de vinho branco

1 / 2 xícara de creme de leite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 Instruções:

Bata no liquidificador o gengibre com o limão e a polpa do maracujá, junte a água, a pimenta e o sal. Pulse algumas vezes, e transfira para um recipiente que possa acomodar os peitos de frango bem próximos um dos outros. Coloque os peitos de frango sobre o tempero.. E, deixe-os de molho por até aproximadamente duas horas. Gire algumas vezes para temperar bem dos dois lados.

Aqueça uma chapa de ferro até ficar muito quente. Unte-a com o óleo. Doure os peitos de frango dos dois lados, abaixe o fogo um pouco para cozinharem um pouco por dentro. No total dourei dez minutos de cada lado antes de abaixar o fogo. Os peitos de frango demoram ainda mais aproximadamente vinte minutos no fogo baixo até estarem cozidos. Não deixe que cozinhem demais.

Retire do fogo, tempere com mais sal e pimenta a gosto.

Utilize o tempero dos peitos de frango para preparar um molho. A quantidade é pequena mesmo, serve apenas para molhar as fatias no prato.

Primeiro peneire o tempero onde os peitos de frango ficaram de molho sobre uma panela pequena, assim o molho ficará sem resíduos de limão, maracujá e de frango.

Aqueça esse líquido no fogo baixo. Quando começar a ferver, acrescente o vinho. E quando ferver novamente com bolinhas bem pequenas, misture a manteiga até derreter. Ferva por mais dois ou tres minutos. Junte o creme de leite e acerte o sal e a pimenta.

Sirva o frango cortado em fatias grossas como se fosse um rosbife junto com arroz, o molho de maracujá e beterrabas assadas no forno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários