Quarta, 27 de Outubro de 2021
16°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Veículos Boa Notícia

Bento Gonçalves será base para testes do transporte VLT da empresa Marcopolo

Capital do Vinho irá receber a partir desta quinta-feira, 9, a utilização do Prosper nos trilhos da Maria Fumaça por pelo menos 30 dias.

07/09/2021 às 12h02 Atualizada em 26/09/2021 às 21h46
Por: Redação Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Fotos: Julio Soares/Divulgação
Fotos: Julio Soares/Divulgação

Bento Gonçalves será a base de testes para a modernização do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul. A Capital do Vinho receberá a partir desta quinta-feira, 9, o Veículo Leve sob Trilhos (VLT) da empresa Marcopolo de Caxias do Sul. O Prosper ficará no mínimo um mês sendo testado nos trilhos da Maria Fumaça, entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

Os testes fazem parte dos trâmites para a homologação de funcionamento do modelo Prosper no Brasil. Os testes ocorrerão com apoio da Giordani Turismo no mesmo trajeto onde trafega a Maria Fumaça. Segundo a Marcopolo, a chegada do Prosper VLT à Estação está prevista para ocorrer na quinta-feira, 9 de setembro.

Até meados de outubro, a fabricante fará os testes das 22h às 6h, no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa – percurso do Trem do Vinho, da Serra Gaúcha. “Os testes fazem parte das últimas etapas de homologação do VLT e visam assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados, instalados, testados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais”, disse em nota, o diretor da Marcopolo Rail Petras Amaral.

As viagens de Maria Fumaça – Trem do Vinho, um dos passeios mais procurados por turistas que visitam o Rio Grande do Sul, seguirão sendo fetias normalmente, pela manhã e tarde durante o período de testes. O modelo de VLT será utilizado pela Giordani Turismo em um novo roteiro turístico na região Sul do Brasil, ainda sem data prevista para operação.

O que é o Prosper VLT

Giordani Turismo é parceira da Marcopolo nos testes para homologação do Prosper VLT

 

O Prosper VLT, lançado em dezembro de 2020, é um veículo leve sobre trilhos de embarque em nível, versátil e desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Foi desenvolvido com foco em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes e baixos custos de operação, aliados a design moderno e conforto. “Com o Prosper VLT, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, comenta Amaral.

As propulsões podem ser a diesel com baixo nível de emissões, bimodal (sistemas diesel e elétrico operando alternadamente), híbrida (com baterias ou capacitores) ou elétrica. Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 07h42 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 27°C 14°C
Dom 25°C 15°C
Seg 25°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio