Bento Gonçalves será a base de testes para a modernização do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul. A Capital do Vinho receberá a partir desta quinta-feira, 9, o Veículo Leve sob Trilhos (VLT) da empresa Marcopolo de Caxias do Sul. O Prosper ficará no mínimo um mês sendo testado nos trilhos da Maria Fumaça, entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.
Os testes fazem parte dos trâmites para a homologação de funcionamento do modelo Prosper no Brasil. Os testes ocorrerão com apoio da Giordani Turismo no mesmo trajeto onde trafega a Maria Fumaça. Segundo a Marcopolo, a chegada do Prosper VLT à Estação está prevista para ocorrer na quinta-feira, 9 de setembro.
Até meados de outubro, a fabricante fará os testes das 22h às 6h, no trecho entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa – percurso do Trem do Vinho, da Serra Gaúcha. “Os testes fazem parte das últimas etapas de homologação do VLT e visam assegurar que os sistemas e componentes estejam projetados, instalados, testados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais”, disse em nota, o diretor da Marcopolo Rail Petras Amaral.
As viagens de Maria Fumaça – Trem do Vinho, um dos passeios mais procurados por turistas que visitam o Rio Grande do Sul, seguirão sendo fetias normalmente, pela manhã e tarde durante o período de testes. O modelo de VLT será utilizado pela Giordani Turismo em um novo roteiro turístico na região Sul do Brasil, ainda sem data prevista para operação.
O que é o Prosper VLT
O Prosper VLT, lançado em dezembro de 2020, é um veículo leve sobre trilhos de embarque em nível, versátil e desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Foi desenvolvido com foco em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes e baixos custos de operação, aliados a design moderno e conforto. “Com o Prosper VLT, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, comenta Amaral.
As propulsões podem ser a diesel com baixo nível de emissões, bimodal (sistemas diesel e elétrico operando alternadamente), híbrida (com baterias ou capacitores) ou elétrica. Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.
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