O Citadino de Futsal de 2017 começou a tomar forma na última quinta-feira, dia 22, com a realização da primeira reunião com as possíveis equipes participantes do torneio. No encontro, foram colocados em pauta definições como datas, fórmulas de disputa e custos que os clubes terão para arcar com as despesas da competição.
A competição municipal será organizada pela Associação Atlética Bento-Gonçalvense (AABG), do coordenador Eduardo Paixão. O torneio deverá iniciar no dia 8 de agosto, com uma duração de três meses, podendo contemplar tanto a categoria masculina como feminina. Também foi colocado em pauta a possibilidade da realização da competição para categorias de base, o que aumentaria ainda mais a visibilidade do torneio. Os clubes que desejam participar terão até o dia 5 de julho para confirmarem as suas participações no campeonato.
Dependendo do número de participantes confirmados, o Citadino de Futsal novamente poderá ter mais que uma única divisão em disputa.