Domingo, 21 de Dezembro de 2025
19°C 31°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Ford anuncia motor EcoBoost no New Fiesta hatch a partir de julho

Propulsor tricilíndrico entrega 20% a mais em aceleração comparado ao 1.6 aspirado da marca. Inicialmente, ele virá casado com o câmbio automatizado Powershift e apenas a gasolina.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
15/12/2018 às 21h01
Ford anuncia motor EcoBoost no New Fiesta hatch a partir de julho
Divulgação

A Ford anunciou a estreia em julho do motor 1.0 EcoBoost no Brasil. Sucesso nos EUA?e Europa, o propulsor de três cilindros e com turbocompressor rende 125 cavalos e 17,3 kgfm na gasolina (por enquanto, não terá a opção flex) e estará embarcado no New Fiesta hatch. Números que o colocarão como o 1.0 turbo mais potente e com maior torque à venda no país, superandos os 101/105 cv e 16,7 kgfm (gasolina/ etanol) do Volkswagen up! TSI e os 98/ 105 e 13,8 e 15,0 kgfm (g/e) do Hyundai HB20 turbo, ambos bicombustíveis.

Caberá ao New Fiesta hatch ser a porta de entrada deste motor em solo brasileiro, que irá migrar para os outros produtos da marca numa segunda fase. Ele estará associado ao câmbio automatizado Powershift, de seis marchas e dupla embreagem, que atualmente gerencia o 1.6 Sigma de 4 cilindros, com 125/ 130 cv e 15,4/ 16,0 kgfm. A opção sobrealimentada provavelmente estará disponível em duas versões. A tabela atual da configuração 1.6 aspirada com a caixa automatizada é de R$ 62.490 (SE) e R$?69.490 (Titanium), o que significa que a novidade deve girar bem próxima a esses valores. Além da 1.6, a 1.5, de 107/ 111 cv e 14,8/ 15,0 kgfm continuarão na linha 2017 do modelo.

Na apresentação do motor feita à imprensa brasileira em São Paulo, a Ford informou que o EcoBoost e o 1.6 Sigma possuem potências semelhantes, porém o bloco menor deixa o modelo 20% mais rápido no comparativo entre os dois. Na prática, o turbo é capaz de levar o Fiesta da inércia aos 100 km/h em 9,6 segundos, enquanto o 1.6 cumpre a mesma missão em 12,1 s.

Outra virtude é que o torque demora apenas 1,5 segundo para sair de 50% e chegar até 90%, isso a 1.500 rpm. Ou seja, este é o tempo que a turbina leva para entrar em operação (fenômeno conhecido como ‘turbo lag’) - soprar a mistura ar-combustível para dentro do propulsor. O sistema trabalha com pressões de até 1.5 bar na saída.

Mais leve e eficiente

O uso do 1.0 turbo trará não só ganhos de desempenho, principalmente em baixas rotações, como também melhora no consumo e nas emissões de gases poluentes. “Ele gera a mesma potência de um motor maior, com a economia de um bloco pequeno. O uso de peças de alumínio contribui para reduzir o seu peso e favorecer o desempenho”, diz Enio Dill Gomes, diretor de Engenharia de Motores e Transmissões da Ford América do Sul .

A marca não fala em números, no entanto garante que serão bem competitivos com os melhores anunciados pelo Inmetro, graças também a tecnologias como injeção direta de combustível e comando de válvulas variáveis. Segundo a Ford, ele é 20% mais econômico no consumo de combustível do que o 1.6.

Fabricado na Romênia, o EcoBoost 1.0 equipa o Fiesta e o Focus na América do Norte; o Fiesta e o EcoSport na Ásia; e na Europa aparece em carros maiores, como Mondeo (versão local do Fusion), B-Max, C-Max, e até em vans comerciais como a Transit Courier. Além do duplo comando variável (admissão e escape) e injeção direta, ele traz coletor de escape integrado ao cabeçote e correia banhada em óleo, que dispensa manutenção e tem durabilidade por toda a vida útil do motor.

No Brasil, a família EcoBoost estava representada apenas na litragem 2.0 presente no sedã Fusion, com 240 cv e 34,7 kgfm. Há rumores que esse propulsor seja aproveitado no novo EcoSport.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
21°
Tempo nublado
Mín. 19° Máx. 31°
21° Sensação
1.93 km/h Vento
78% Umidade
100% (2.03mm) Chance chuva
05h23 Nascer do sol
19h24 Pôr do sol
Segunda
29° 18°
Terça
30° 18°
Quarta
21° 19°
Quinta
26° 17°
Sexta
26° 17°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,53 -0,28%
Euro
R$ 6,48 -0,32%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 516,507,64 +0,17%
Ibovespa
158,473,02 pts 0.35%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada