Quarta, 27 de Outubro de 2021
16°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Tecnologia Hackers em ação

Lojas Renner tem sistema fora do ar devido à ataque cibernético

Aplicativo, site e sistema da empresa foi atacado por hackers e está fora do ar desde as primeiras horas desta sexta-feira, 20.

20/08/2021 às 13h06
Por: Redação Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Lojas Renner tem sistema fora do ar devido à ataque cibernético

A Lojas Renner sofreu um ataque cibernético de hackers internacionais. O site da empresa, o aplicativo e todo o sistema estão fora do ar desde as primeiras horas da sexta-feira, 20. A empresa prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos. O caso está sendo investigado como ataque do tipo ransomware. As informações são do Portal Tecmundo.

Segundo a Renner, o problema atingiu somente o sistema on-line. Nenhuma loja física teve atividades interrompidas. A companhia ressalta que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas.

O sistema foi infectado por um ransomware e imagens divulgadas em redes sociais indicam que a empresa teria sido extorquida pelo valor de US$ 1 bilhão (R$ 5,4 bilhões). O portal diz que as máquinas virtuais das bases de dados de Porto Alegre e da TIVIT em SP foram encriptadas. Além disso, mais de 1,3 mil servidores teriam sido criptografados.

O ransomware age como um sequestrador do mundo virtual. Ele criptografa os arquivos de sistemas e exige um pagamento em criptomoedas para liberação dos arquivos. Casos semelhantes afetaram recentemente a Colonial Pipeline e a JBS.

Confira o que diz a nota da Lojas Renner

A LOJAS RENNER S.A., em observância ao disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.o 358, de 30 de janeiro de 2002, conforme alterada, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.

Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados. Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas.

A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. A Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 07h22 - Fonte: ClimaTempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 27°C 14°C
Dom 25°C 15°C
Seg 25°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio