Quarta, 27 de Outubro de 2021
12°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Cultura Para a eternidade

A história dos Bertussi contada através da fazenda e casa histórica

Documentário que será lançado nesta sexta-feira, 13, apresenta um legado que ultrapassa gerações, chegando a deixar de lado o cunho musical, alcançando o status de representação da vida tradicionalista do Sul do Brasil.

11/08/2021 às 13h38 Atualizada em 11/08/2021 às 13h50
Por: Redação Fonte: Divulgação
Compartilhe:
A história dos Bertussi contada através da fazenda e casa histórica

Bertussi, um dos mais famosos sobrenomes da cultura gaúcha, tendo Adelar e Honeyde como pioneiros da música gaúcha bailável e primeira dupla de acordeonistas a gravar discos, em 1955, deixaram um legado que ultrapassa gerações, chegando a deixar de lado o cunho musical, alcançando o status de representação da vida tradicionalista do Sul do Brasil. 

História essa que precisou virar lugar, perpetuada em uma fazenda e uma casa histórica.E essa história intensa e cheia de nuances que será contada no documentário Apresentação Fazenda e Casa Histórica Bertussi. Um material feito a muitas mãos, construído assertivamente como o trote do cavalo marchador do tropeiro, foi elaborado, com todo cuidado que a pandemia exige. Em suma, o documentário é uma visita guiada, conduzida por Gilney Bertussi, terceira geração da família, famoso músico e administrador da propriedade.

Várias curiosidades e fatos importantes ocorridos ao longo de um século de vida da família Bertussi, em Caxias do Sul, poderão ser conferidos no documentário. Curiosidades como onde era quarto de visitas onde Teixeirinha ficava hospedado quando passava pela região serrana, ou em que sofá, na década de 50, sentou-se, o então presidente Getúlio Vargas, durante sua visita à cidade para a abertura oficial da Festa da Uva, ou ainda se é verídico que há um texto que relata a visita de Luiz Gonzaga à casa, em 1964, são alguns dos momentos revisitados, sempre regados com muita música.  

 

LANÇAMENTO: HISTÓRIA E MÚSICA À LUZ DAS NOVAS TECNOLOGIAS 

O documentário será apresentado ao público no dia 13 de agosto(sexta-feira), às 20h, por meio de uma live, com transmissão pelo Facebook da Fazenda Bertussi. O formato foi escolhido em respeito ao momento delicado da pandemia que ainda vivemos. Após seu lançamento, o documentário ficará disponível na íntegra no canal Facebook, Youtube e Instagram da Fazenda Bertussi.

SOBRE A FAZENDA E CASA HISTÓRICA BERTUSSI 

A Casa Histórica Bertussi começou a ser construída em 1932, sendo concluída em 1935. Na casa está parte do acervo pessoal, fotos, recortes de jornais, troféus e certificados, contando a trajetória musical Bertussi no Rio Grande do Sul, iniciada pelo pai de Adelar e Honeyde, senhor Fioravante Bertussi, em 1920. São 101 anos de história.

Na década de 40, Fioravante construiu uma usina no rio da Mulada, produzindo energia elétrica para as localidades de Criúva, São Jorge da Mulada, Agudo e Fundos da Serra. Isso tornou-se um marco para o desenvolvimento local, pois permitiu a geração de energia para toda a região.

Nas imediações da fazenda existe o Monumento aos Irmãos Bertussi, obra executada pela prefeitura municipal de Caxias do Sul, em 2008. O Obelisco simboliza o verdadeiro marco que a dupla (Adelar e Honeyde) representou à música brasileira. Esse local tornou-se um ponto turístico da região serrana, recebendo agendamento durante os finais de semana e sendo muito visitado por turistas de todo o país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 06h22 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 29°

Qui 28°C 13°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 27°C 14°C
Dom 25°C 15°C
Seg 25°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio