Com quase dez anos realizando trabalhos de incentivo à diminuição do uso do tabaco e do cigarro no município, a Liga de Combate ao Câncer está cada vez mais buscando ferramentas para a ampliação da conscientização das pessoas do uso excessivo do fumo, nocivo à saúde e a integridade do ser humano. No "Dia do Basta", celebrado no dia 31 de maio como data Mundial de Combate ao Fumo, a Liga reforça a ideia de combater a utilização do tabaco através do incentivo e da disseminação de informações sobre os malefícios quem o tabagismo pode causar.
Segundo a presidente da Liga de Combate ao Câncer, Maria Lúcia Severa, o projeto de combate ao tabagismo está alicerçado em quatro pilares. "O programa possui quatro pilares bastante importantes e significativos que são: evitar a iniciação, passar conhecimento dos malefícios do tabaco, corrigir esse fator de risco e participar das políticas de combate ao tabagismo a nível nacional", ressalta a presidente.
Desde 2009 a Liga se propôs atuar de forma bastante preventiva quanto ao combate do tabagismo. "No momento em que oferecemos esse projeto de prevenção, nós teríamos que possui um programa de combate bastante forte, uma vez que o tabagismo é o fator de risco mais presente nas mais diversas patologias", explica Maria Lúcia Severa. A entidade atua dentro das empresas, nas escolas e em toda a comunidade de Bento Gonçalves. "Criamos o Dia do Basta como um chamamento para aqueles que fumam e que querer parar de fumar e quem podem contar com todo nosso apoio para que consigam deixar o tabagismo", finaliza a presidente da Liga.