Bento Gonçalves (RS) — Cerca de 300 pessoas passaram pela Via del Vino, na manhã deste sábado (16), durante a 11ª edição do Mutirão do Trabalho para Todos, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). O evento contou com a presença de mais de 30 empresas e teve como principal destaque a oferta de vagas exclusivas para profissionais com mais de 50 anos, faixa etária que ainda enfrenta grande barreira na hora de se recolocar no mercado.
Para muitos participantes, a iniciativa representa uma oportunidade de retomada. Aos 41 anos, Maurício Santana, desempregado há um ano, ressaltou a importância do acesso facilitado ao evento. “É uma ação fundamental, principalmente por ser no centro da cidade. Isso aproxima as pessoas das vagas”, disse.
Rosele Rodrigues dos Santos, com experiência nas áreas de limpeza e cuidados, saiu do mutirão animada: garantiu uma entrevista de emprego. “É uma grande chance, principalmente para quem tem mais idade. Todo mundo precisa trabalhar”, afirmou.
A L&A Serviços aproveitou o mutirão para preencher vagas em aberto. “Procurávamos auxiliares de limpeza e encontramos diversos perfis. A localização na Via del Vino facilita a participação popular”, comentou Patrícia de Ávila.
Na mesma visão, Maria Cristina Oliveira, da Loja Brachina, levou oito oportunidades ao evento. “É um ponto de contato essencial com o público. Quando as pessoas conhecem as vagas no sábado, conseguem se organizar melhor. Esse tipo de projeto transforma vidas”, avaliou.
Participando pela primeira vez, a Unew Esportes também elogiou a ação. “Um dos grandes desafios do mercado é conectar candidatos e empresas. O Mutirão viabiliza isso de forma direta e imediata”, destacou Gildrei Franceschini.
O setor de hotelaria e turismo, representado pelo Spa do Vinho, reforçou que também está atento ao potencial dos profissionais mais experientes. “Sempre conseguimos contratar participando do mutirão — inclusive pessoas acima de 50 anos. Além de divulgar nossas vagas, ganhamos visibilidade diante da comunidade”, disse a representante da empresa.
Além das oportunidades, o evento contou com apoio técnico da SEDES, responsável pela elaboração de currículos e orientação aos candidatos. “Estamos aqui para facilitar o acesso às vagas e garantir que todos sejam bem atendidos”, explicou Letícia Cemin.
O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), Carlos Lazzari, reforçou o papel do mutirão na retomada econômica. “É uma ação consolidada, que cresce a cada edição e aproxima o poder público das necessidades do setor produtivo e da população”, avaliou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Juarez José Piva, a inclusão de profissionais acima de 50 anos é prioridade. “Nosso objetivo é aproximar quem busca uma oportunidade das empresas que precisam de mão de obra. Certamente esta manhã trará muitas contratações — especialmente de pessoas mais experientes, que muitas vezes encontram portas fechadas no mercado”, afirmou.
Presente no mutirão, o prefeito Diogo Siqueira destacou o potencial transformador da iniciativa. “O trabalho é a melhor política social. Aproximar empresas e população, em um espaço acessível como a Via del Vino, é investir em dignidade e desenvolvimento para Bento Gonçalves”, concluiu.