Domingo, 25 de Julho de 2021
54 98128.5277
Viver Bem Misofonia

Saiba porque sons de pessoas comendo te irrita

Entenda como isso acontece e se existe tratamento para condição

15/07/2021 16h57 Atualizada há 1 semana
339
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Divulgação
Divulgação

Você conhece alguém ou é a pessoa que se irrita com determinados sons, por exemplo com o som de uma maçã sendo mastigada? Então, o que vamos falar aqui pode ajudar. Essa irritabilidade com determinados sons é chamada de misofonia. Alguns dos sons mais relatados por quem sofre do problema são latidos, barulho de mastigação e respiração ou digitação de teclado.

A misofonia se trata de uma sensibilidade seletiva a sons, ou seja, não existe um problema auditivo em si. É na verdade uma percepção alterada que a pessoa desenvolve a respeito destes sons.

Nesse mecanismo, toda vez que a pessoa ouve o som, é acionada uma estrutura cerebral (ínsula) ligada a emoções, que por sua vez desencadeia uma reação emocional que pode ser desde uma leve irritabilidade a uma crise intensa, semelhante a uma crise de pânico.

Nestes casos, a pessoa se sente sem controle da situação, e o organismo apresenta taquicardia e tremores. Com o tempo, o estímulo visual, como visualizar outra pessoa pegando uma maçã para comer, pode desencadear a crise antes mesmo de o som ser gerado.

O fenômeno em geral começa na infância ou adolescência, e pode estar associado com distúrbios psiquiátricos como ansiedade e transtorno do pânico. A evolução é variável, dependendo muito do equilíbrio emocional da pessoa e de apoio das pessoas mais próximas.

Como tratar a misofonia?

Se estes sons levam a um desconforto que começa a afetar sua vida, procure ajuda de um profissional. Os primeiros passos que um médico otorrinolaringologista irá tomar são uma boa avaliação, incluindo exame físico, e um exame audiométrico para excluir doenças dos ouvidos como a perda auditiva.

Afastando outros problemas, pode-se partir para o tratamento. O principal foco do tratamento é atingir os fatores comportamentais que fazem a pessoa associar o som a algo ameaçador. A terapia cognitivo-comportamental tem apresentado grandes benefícios nestes pacientes.

De uma perspectiva mais global sobre a vida da pessoa, o estilo de vida também merece atenção. Fatores como boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, técnicas de relaxamento como yogayoga e meditação, e bons horários de sono sem dúvida influenciam positivamente as pessoas que sofrem deste problema.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bento Gonçalves - RS
Atualizado às 21h31 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 26°

19° Sensação
19.2 km/h Vento
40.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens
Terça (27/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 17°

Chuvoso
Anúncio