
Após a publicação de matérias sobre a utilização de vacinas vencidas da Astrazeneca contra a Covid-19 em diversas cidades do país, a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves fez um esclarecimento público nesta sexta-feira, dia 2, informando que no município nenhum lote foi aplicado estando fora da validade de uso.
"A equipe da Coordenadoria de Imunização acompanha todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 e realiza rigorosamente a aplicação das doses conforme orientação do Ministério da Saúde", diz a nota.
Um cruzamento de dados mostrou que ao menos 26 mil brasileiros devem ter tomado doses vencidas do imunizante. O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo". Os dados indicam que o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina.
Prefeituras citadas, como a de Maringá, no Paraná, negam o problema e o atribuem a uma falha nos registros do Programa Nacional de Imunizações, que teria gerado uma confusão de datas entre o recebimento e a aplicação das unidades da vacina.