Foi preciso esperar nove anos para o torcedor do Esportivo voltar a comemorar uma vitória sobre o Caxias do Clássico da Polenta. O resultado deixa o Alviazul vivo na Divisão de Acesso e na luta pela classificação ao quadrangular final. O gol foi marcado por Vinícius.
Em um jogo duríssimo contra o Caxias, a vitória do Esportivo veio para lavar a alma do torcedor. A última vitória sobre o rival no Clássico da Polenta foi em julho de 2007. Na primeira etapa, o jogo teve muita marcação e o Caxias quase marcou no final, acertando o travessão do goleiro Júlio César.
Na segunda etapa, o Esportivo foi pra cima do Caxias e praticamente não deu chances ao adversário. Aos 28 minutos, Douglas Touchê fez grande jogada e tocou para Vinícius, que entrou na área e tocou na saída do goleiro Marcelo Pitol, fazendo 1 a 0. Vinícius ainda teve outra chance clara de ampliar o placar, mas perdeu na frente do gol do Pitol.
Com a vitória, o Esportivo chegou aos oito pontos e fica a dois da zona de classificação. Agora o técnico Badico Costa mobiliza seus atletas para mais uma decisão. No domingo, no Montanha dos Vinhedos, o Alviazul enfrenta o São Luiz, de Ijuí, precisando novamente dos três pontos. O Caxias folga na rodada e o União Frederiquense enfrenta o Tupi, em Crissiumal.
A rodada:
Quarta-feira
Brasil-Far 1 x 0 Pelotas
Quinta-feira
São Gabriel 2 x 1 Guarani-VA
São Luiz 2 x 2 Tupi
Esportivo 1 x 0 Caxias
Classificação - Grupo D
Equipe P J
1) Caxias 11 6
2) União Frederiquense 10 5
3) Esportivo 8 6
4) São Luiz 6 6
5) Tupi 2 5