Os primeiros quatro meses do ano mostram uma queda vertiginosa do emprego em Bento Gonçalves. Se o município começou o ano com saldo positivo de 252 vagas preenchidas, no mês de abril este resultado chegou a zero. Os números são preocupantes, já que a taxa de desemprego aumenta consideravelmente e não há perspectivas de abertura de postos de trabalho na Capital do Vinho. Nos últimos 12 meses, foram fechadas 2.418 vagas na Capital do Vinho. Os dados foram apresentados pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) nesta quinta-feira, 26.
No mês de abril foram fechados 66 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um decréscimo de 0,16% sobre o total de empregos formais. Nesse período, o único setor que abriu postos de trabalho foi a Agropecuária, com um vínculo criado. O setor que mais fechou postos de trabalho foi o Comércio com 50 vínculos encerrados. O saldo acumulado no ano é de zero postos de trabalho abertos.
Nos últimos 12 meses foram fechados 2.418 postos de trabalho no município, um decréscimo de 5,56%. Nesse mesmo período nenhum setor criou postos de trabalho. O setor que mais fechou postos de trabalho nos 12 últimos meses foi o da Indústria de Transformação, com 1.931 vínculos encerrados. Em seguida, o setor de Serviços, com 316 vagas fechadas. Nenhum setor obteve crescimento relativo no período.