Após o anúncio feito pelo prefeito Guilherme Pasin no dia 1º dejaneiro, finalmente começa a sair do papel o projeto de criação da SecretariaMunicipal de Segurança Pública (SMSP). O projeto de criação vai à votação nasessão desta segunda-feira, 27, na Câmara de Vereadores.
Já se sabe que a nova secretaria terá o tenente-coronelaposentado da Brigada Militar e ex-comandante do 3º BPAT, José Paulo Marinho,como secretário. Porém, além do secretário, mais oito cargos serão criados paraa formação da nova pasta, que terá um secretário-adjunto, um coordenador de Segurança,coordenador de Gerenciamento de Pessoal, coordenador de Apoio Logístico ePatrimonial, coordenador de Planejamento e Operações e um coordenador deMonitoramento e Vigilância Eletrônica. Os nomes dos CCs que irão ocupar estescargos ainda não foram divulgados pela prefeitura.
Para não ter que criar novos cargos, além dos já existentes, aprefeitura vai extinguir oito cargos em comissão de outras pastas, que nãovinham sendo utilizados. Saem da lista os cargos de Assessor de Gabinete doPrefeito (CC7); Coordenador de Departamento da Secretaria de Gestão Integrada eMobilidade Urbana (CC6); Assessor de Fiscalização de Viaturas da Secretaria de Administração(CC5); quatro cargos de Coordenador de Divisão das Secretarias de Desenvolvimentoda Agricultura, Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Governo e Gabinete doPrefeito (CC3) e o de Coordenador de Obras Públicas Urbanas da Secretaria deViação e Obras Públicas (CC2).
O detalhe desta mudança é que, atualmente, estes cargos nãoforam preenchidos por nenhum CC no atual mandato do prefeito Guilherme Pasin.Como ninguém foi nomeado para estas funções, os oito CCs que entrarão na SecretariaMunicipal de Segurança Pública vão contribuir para um aumento no número decargos em comissão utilizados pelo Poder Público Municipal. Atualmente, oPortal da Transparência informa que existem 116 CCs nomeados pelo prefeito.