A prefeitura de Bento Gonçalves vai terceirizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a partir do mês de abril. A licitação para contratar uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) vai ser lançada no mês que vem e a projeção é de que o novo modelo seja implantado até o final deste ano ainda.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diogo Siqueira, o objetivo da terceirização é facilitar a gestão, já que a contratada será responsável pela manutenção de equipamentos, limpeza e regulação. Todos os profissionais passariam a ser terceirizados. Atualmente, apenas uma parte do serviço é terceirizada e outra é mantida com o funcionalismo público.
Segundo o secretário, a maior dificuldade é fechar escalas de trabalho e a alta rotatividade, o que gera dificuldades de gestão. Com a mudança, a obrigação passa para a entidade contratada. Apesar da mudança, não existe projeção de economia de recursos financeiros, mas sim uma melhora no atendimento prestado pelo Samu no município.
Digo Siqueira adiantou que a terceirização servirá como um plano piloto para futuras terceirizações. Ele acredita que se o modelo der certo, pode ser expandido para outras áreas da Saúde. "De certa forma, será um alívio para o município, que não precisará colocar seus servidores no atendimento do Samu, ficando livres para atuação em outros setores", declara o secretário.