A semana pode trazer as primeiras mudanças no primeiro escalão do governo do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira. Informações vindas diretamente da Casa Amarela dão conta de que o secretário de Governo, Henrique Nuncio estaria voltando para a Câmara de Vereadores. Essa secretaria é uma das principais de uma prefeitura, pois é a responsável pela articulação política da administração em praticamente todas as áreas. Oficialmente, ninguém fala sobre o assunto. Este colunista tentou contato diretamente com o secretário Nuncio, com o prefeito Diogo Siqueira e não recebeu nenhuma resposta, nem positiva ou negativa, o que reforça que algo está acontecendo nos bastidores. A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Bento Gonçalves revela que não recebeu nenhuma informação da troca. O certo, é que algo está acontecendo. O melhor é aguardar os próximos dias para termos a confirmação, de fato, da mudança.
O que teria acontecido?
As informações de bastidores são muitas e vou trazer algumas aqui. Alguns vereadores reclamaram diretamente ao prefeito Diogo Siqueira em relação a algumas atitudes do secretário Nuncio, que teriam ocorrido principalmente após encontro com os parlamentares. Teria ocorrido atrito também com alguns secretários, devido à expansão exagerada do secretário de Governo, que estaria divulgando em suas redes sociais ações que são realizadas por outras pastas. Um vereador confidenciou ao colunista que, no seu entendimento, Nuncio ainda estava indeciso se era vereador ou secretário municipal, pela maneira como vinha se portando nos primeiros 125 dias do governo Diogo.
Quem deve assumir a secretaria de Governo?
Caso seja confirmado o retorno de Henrique Nuncio para a Câmara de Vereadores, ele assume a vaga do suplente Jocelito Tonietto, que deixa o Legislativo. Apoiadores do governo na Câmara estariam pedindo o retorno de Carlos Quadros ao cargo. Eles entendem que Quadros tinha um ótimo trânsito e conseguia fazer a leitura correta do papel de um secretário de governo. Caso isso aconteça, Tonietto seria realocado na secretaria de Obras. Porém, informações de bastidores dão conta de que o prefeito Diogo não abre mão de um secretário de governo do seu partido, o PSDB. Com isso, Tonietto seria um dos cotados para assumir a pasta. Outro nome ventilado (e bem aceito pelos vereadores) é o do ex-vereador Gilmar Pessutto. Segundo alguns parlamentares, a experiência de Pessutto ajudaria o governo Diogo a ganhar mais corpo.
Bento, enfim, tem um deputado federal e a ressurreição de Paulo Caleffi
Precisamos esperar 30 anos para que Bento Gonçalves tivesse novamente um representante na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele é Paulo Caleffi, do PSD, que assumiu nesta terça-feira, 4, a vaga deixada por Danrlei de Deus, que foi ser secretário Estadual de Esportes do governo Eduardo Leite. Ao assumir a vaga de deputado federal, fica decretada a ressureição política de Paulo Caleffi. Após anunciar aposentadoria, devido à derrota nas urnas na corrida à prefeitura de Bento Gonçalves, Calefão se torna, num estalar de dedos, o nome mais forte da política no município para as eleições em 2022. Como deputado de fato, a mira agora é trabalhar para convencer os eleitores de que ele é a melhor opção para continuar em Brasília, representando Bento e região, a partir de 2022. A notícia da posse de Caleffi na Câmara estremeceu as bases em Bento. Isso porque, se ele souber usar a força do cargo de deputado a seu favor, se torna favorito, inclusive, para uma eleição municipal em 2024. Na política é assim, uma peça movimentada, pode derrubar a armação de um tabuleiro inteiro.
Mín. 10° Máx. 26°