Demorou, mas chegou. Os serviços do aplicativo Uber estão disponíveis em Bento Gonçalves. O assunto promete trazer polêmica daqui pra frente, mas, por enquanto, o transporte é realizado por apenas um motorista cadastrado. Os interessados em participar podem fazer seu cadastro no site do aplicativo.
A vinda do Uber para Bento Gonçalves foi intermediada pelo palestrante bento-gonçalvense Bruno Dreher, que conheceu o gerente de marketing do Uber, Luciano Freitas, em uma de suas palestras em Minas Gerais. A partir daí, Dreher, começou a conversar com ele para viabilizar a possibilidade de instalação do serviço na Capital do Vinho.
Dreher destaca que nesta semana foi liberado o cadastramento de motoristas de Bento Gonçalves para prestarem o serviço. "Não sou o embaixador do Uber em Bento, hehehe. Apenas fiz a intermediação para que eles disponibilizassem o serviço aqui", destaca o palestrante.
Atualmente, apenas um motorista está cadastrado no Uber em Bento Gonçalves. Porém, o serviço é acionado constantemente. Para se cadastrar e ser um motorista do aplicativo, o interessado tem de cumprir algumas exigências. A entrega dos documentos é feita por upload digital diretamente no site da empresa. Todas as regras valem tanto para o Uber X, que sai mais em conta para o usuário, como para o Uber Black, mais luxuoso.
Em sua conta no Facebook, o presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto (PSDB), fez uma enquete perguntando quem é a favor de um projeto de lei para a regulamentação do serviço do Uber em Bento Gonçalves. As primeiras respostas foram diversas, com alguns a favor e outros questionando os motivos da regulamentação. A chegada do novo serviço ainda não assusta os taxistas, mas deve incomodar a categoria assim que mais motoristas forem cadastrados. Em São Paulo, por exemplo, o sindicato entrou com uma ação na justiça para impedir que o Uber funcionasse. Em Porto Alegre, muitos motoristas foram agredidos por taxistas.
O que é preciso para ser motorista do Uber:
Idade: os interessados precisam ter ao menos 21 anos de idade.
Habilitação: a CNH precisa ser categoria B ou superior e é necessário trazer a observação EAR – Exerce Atividade Remunerada. Caso a sua não tenha, é preciso acionar o Detran de seu Estado e pedir a alteração, que exigirá um exame psicotécnico e a emissão de uma nova CNH com a observação.
Avaliação do usuário - Após ser aprovado, o motorista é avaliado pelos usuários. O ranking vai de uma a cinco estrelas, mas a exigência é alta. Caso a avaliação seja inferior a 4,3 estrelas, o motorista pode ser suspenso e não vai poder fazer corridas por até uma semana.
Outros documentos: além da CNH, o Uber não pede nenhum outro documento pessoal, mas, é preciso entregar um Atestado de Antecedentes Criminais, que pode ser obtido juntamente à Secretaria de Segurança Pública.
Exigências para o veículo
Não é só o motorista que precisa atender a determinadas exigências. O carro também; alguns itens variam de acordo com a categoria do Uber em que se quer entrar (X ou Black), enquanto outros são comuns para todos.
Para todos:
Seguro APP: o carro deve ter uma apólice de seguro do tipo APP (Acidentes Pessoais de Passageiros). Em caso de acidente, este seguro indenizará os usuários.
Uber X
Exigências: pede-se apenas que veículo tenha ano de fabricação 2008 ou superior, ao menos quatro portas, ar-condicionado e capacidade de levar até cinco ocupantes.
Restrições: o Uber restringe carros adesivados, com placa vermelha (categoria aluguel), picapes, minivans de passageiros e caminhonetes. Porém, modelos como Honda Fit, Chevrolet Spin, JAC J6 e Nissan Grand Livina não são considerados minivans.
Uber Black
Exigências: ao menos quatro portas, ar-condicionado e cinco lugares como no X, mas pede-se ainda que o veículo tenha bancos com revestimento de couro, seja classificado como sedã ou SUV e cor preta.
Restrições: apesar das exigências extras, não é qualquer carro que pode operar como Uber Black. No site da empresa há uma lista de modelos permitidos que deve ser seguida e o ano de fabricação mínimo varia de acordo com o modelo
Tire suas dúvidas
O que é o Uber?
O Uber é um aplicativo de celular que conecta uma pessoa a um motorista particular. Digamos que você precisa ir até o trabalho, por exemplo. Pede um carro do mesmo jeito que faria com um aplicativo de táxi.
É um aplicativo para pedir táxi?
Não. Funciona de um jeito um pouco diferente. Os carros do Uber são pretos, geralmente de luxo, e há vários itens de conforto para os passageiros, como bebidas e balas. Os motoristas usam roupas sociais e abrem a porta para a pessoa entrar. Como os táxis, esse serviço cobra bandeira, quilometragem e taxa por minuto parado. Mas há uma diferença importante: quando há muita demanda por carros em uma determinada região, o preço da corrida aumenta. Se muitas pessoas começam a querer usar o Uber em um determinado bairro, por exemplo, o faz crescer o preço para que haja um equilíbrio no número de carros (na prática, isso desencoraja as pessoas a usarem o aplicativo). Quando o número de pedidos volta ao normal, o preço da corrida diminui novamente.
Os carros do Uber são táxis?
Não. São motoristas particulares que atendem a quem tem conta nesse aplicativo.
Qualquer um pode ser motorista do Uber? Posso baixar o aplicativo e começar a cobrar para dirigir as pessoas por aí?
Segundo a empresa, não. Para conseguir se tornar um prestador de serviços, é preciso se inscrever no site, passar por uma checagem de antecedentes criminais, possuir uma carteira de habilitação que permita trabalhar como motorista profissional, ser dono do próprio carro e atender a vários outros critérios para conseguir trabalhar pelo aplicativo.
Por que os taxistas ficam irritados?
Porque, para eles, trata-se de uma concorrência desleal. Para operar um táxi, o motorista precisa conseguir um alvará, uma licença especial emitida pelas prefeituras das cidades. Conseguir uma permissão dessas envolve uma boa dose de burocracia e até investimento. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura parou de emitir alvarás e quem quiser virar taxista tem que comprar ou alugar de alguém que tenha esse documento.