Após vários meses de falta de medicamentos, parece que a prefeitura resolveu amenizar um pouco o problema. O prefeito Guiherme Pasin autorizou nesta semana a compra de remédios para abastecer as farmácias nas UBSs de Bento Gonçalves. Atualmente, a população vai aos postos de saúde e não encontra a maioria dos medicamentos necessários.
As solicitações de compras de medicamentos e materiais foram assinadas nesta semana pelo prefeito Guilherme Pasin. Serão investidos R$ 400 mil na aquisição de 55 tipos de medicamentos, entre eles Furosemida, Isorbida e Amoxilina, que estão entre os mais faltosos nas unidades de saúde. Os medicamentos serão fornecidos gratuitamente aos pacientes em tratamentos prescritos por profissionais da rede pública municipal de saúde.
Assim que forem reabastecidas as farmácias, os pacientes poderão retirar os medicamentos de uso contínuo nas unidades básicas de saúde. No caso de medicação de uso controlado e especialidades médicas, os pacientes devem procurar pelas farmácias localizadas na Zona Sul (Rua Goiânia, 590 – Bairro Botafogo); PA 24h do Bairro São Roque ou na Unidade Central (Rua Júlio de Castilhos, ao lado do INSS).
Concursados no lugar de terceirizados na Saúde
Buscando uma remodelação da gestão anunciada pelo prefeito Guilherme Pasin no final de 2016, iniciaram nesta quinta-feira, 26, os desligamentos de 43 servidores da Fundação Araucária que atendem na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dentro do processo de migração de terceirizados para concursados. Conforme o secretário Municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, o maior objetivo é aumentar a qualidade dos serviços prestados e valorizar os servidores. “A saúde em Bento Gonçalves é modelo para o Estado e para o Brasil. Oferecemos atendimento 100% SUS em muitas áreas não exigidas por lei, mas por iniciativa da Administração Municipal, vamos mantê-las. Obviamente, em alguns casos iremos extinguir as vagas, com o intuito de diminuir custos e priorizar atendimentos médicos e aquisições de medicamentos”, ressalta o Secretário.