Faleceu neste domingo, 22, o artista Anastácio Orlikowski, de 92 anos. Ele estava morando no Lar do Ancião e não resistiu aos inúmeros problemas de saúde. O velório ocorre na sala B das Capelas São José e o corpo será cremado às 15h desta segunda-feira, 23, em Caxias do Sul.
Orlikowski era natural de Porto Alegre, onde nasceu em 1924. Aos três anos, foi levado pelo pai para Berlim e lá, na casa da avó, em que passou três anos, começou a fazer os primeiros desenhos. De volta à capital gaúcha e passado algum tempo, formou-se em Artes Plásticas em 1946 e expandiu o seu talento, explorando diversas técnicas. Na década de 1960, veio pela primeira vez a Bento Gonçalves para um trabalho na antiga empresa Dreher e deu início a sua relação com a cidade, onde se estabeleceu definitivamente no final da década de 1970.
Por aqui, também foi professor de Desenho e Aquarela na Fundação Casa das Artes, que em 2010 deu seu nome à Sala de Exposições, homenagem da qual ele participou na época. Teve dezenas de exposições realizadas e suas obras ganharam o rumo de vários estados brasileiros e também outros países. Entalhes em madeira seus estão na filial do antigo Banco da Província, em Pelotas e Livramento, no Clube do Comércio de Cruz Alta, no Caixeral de Santa Maria e na Adega Dreher, em Bento Gonçalves.
No mês de setembro do ano passado, Orlikowski saiu pela última vez do Lar do Ancião. Ele participou do evento "Encontro com Orlikowski", realizado em uma casa de artes para angariar fundos com a venda de obras do artista e auxiliá-lo com a compra de remédios para cuidar de sua saúde.