A forte crise financeira que atinge os cofres da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, vai provocar um atraso de 10 dias no pagamento do 13º salário dos servidores públicos municipais. O Executivo aguarda a chegada de repasses federais e estaduais para quitar no dia 30 de dezembro a segunda parcela dos vencimentos. O prazo normal é 20 de dezembro.
De acordo com o secretário-adjunto de Finanças, Heitor Tartaro, a dificuldade financeira nos cofres públicos não é um privilégio da prefeitura de Bento Gonçalves. Ele destaca que neste ano as dificuldades são maiores, devido ao fechamento de contas neste encerramento de mandato, em que é necessário fazer toda a adequação financeira para que as contas fechem no azul. Até o final do ano, a prefeitura espera receber recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do ICMS e do IPVA, o que vai dar um fôlego aos cofres municipais para garantir também o pagamento da folha funcional do mês de dezembro.
A segunda parcela equivale a 60% do 13º salário. O valor bruto é de cerca de R$ 7 milhões. A primeira parcela foi paga aos servidores ainda na metade deste ano. Recentemente, servidores terceirizados da área da saúde fizeram uma paralisação de sete dias, devido à falta de repasse dos recursos da Prefeitura à Fundação Araucária, responsável pelo serviço e que vinha atrasando o pagamento de salários destes servidores.