
A última pesquisa Quaest antes do primeiro turno das eleições mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 46% das intenções de voto válido e o senador Flávio Bolsonaro (PL) com 45%. Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. O levantamento foi divulgado neste sábado (3), véspera da votação.
Na sequência aparecem Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD), todos com 3% dos votos válidos. Romeu Zema (Novo) não pontuou. Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Leonardo Avalanche (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO), Samara (UP) e Veterinário Wilson Grassi (Democrata) também não alcançaram 1% no levantamento.
Nenhum dos candidatos atingiu mais de 50% dos votos válidos, percentual necessário para vencer a eleição presidencial no primeiro turno.
Os votos válidos são aqueles dados diretamente a candidatos ou, nas eleições proporcionais, a partidos. Votos brancos e nulos não entram no cálculo utilizado pela Justiça Eleitoral para definir os vencedores.
A Quaest ouviu 3.702 eleitores em todo o país entre sexta-feira (2) e este sábado (3). A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O levantamento foi contratado pela Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-02197/2026.