Sexta, 14 de Agosto de 2026
Publicidade

Hospital de Bento participa de criação de ferramenta de IA para a Saúde

Solução desenvolvida a partir da metodologia do Tacchini Saúde automatiza a análise de registros para auditoria médica e pode ser levada a outros mercados.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio
14/08/2026 às 09h06
Hospital de Bento participa de criação de ferramenta de IA para a Saúde

O Tacchini Saúde firmou parceria com a Medāna, healthtech portuguesa com sede em Israel e operação em Portugal, para desenvolver uma ferramenta de inteligência artificial voltada à auditoria médica. A solução foi criada a partir da metodologia usada pela instituição de Bento Gonçalves e, segundo as empresas, não existia no mercado.

A ferramenta analisa automaticamente registros clínicos, reduzindo a necessidade de revisões manuais no processo de auditoria — etapa administrativa em que se verifica se os procedimentos realizados estão de acordo com os documentos e protocolos. A tecnologia não substitui decisões clínicas nem diagnósticos: cabe ao médico auditor fazer a conferência final.

Como surgiu

Nos últimos três anos, o Tacchini avaliou alternativas disponíveis no mercado brasileiro, mas, segundo a instituição, nenhuma reproduzia com precisão o trabalho dos médicos auditores. A oportunidade apareceu durante uma visita técnica a Israel, quando a equipe conheceu a healthtech, formada por médicos e especialistas em inteligência artificial.

"Apresentamos à Medāna como funciona nosso processo de auditoria, os documentos produzidos pelos médicos durante a assistência e a forma como o médico auditor realiza suas análises. A partir desse conhecimento, eles conseguiram desenvolver uma ferramenta que executa esse trabalho por inteligência artificial, permitindo que o médico faça somente a conferência final", explica a diretora técnica da operadora TacchiMed, Ana Boscato.

De Bento para o exterior

A expectativa é que a ferramenta comece a ser usada ainda em agosto. Depois de validada na instituição, a Medāna pretende disponibilizá-la em outros mercados, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.

Na semana passada, uma comitiva da empresa esteve em Bento Gonçalves para conhecer o hospital. "Esta parceria reflete nosso compromisso compartilhado em utilizar a inovação e a inteligência artificial para moldar a medicina do futuro", afirmou a fundadora e CEO da Medāna, Tal Patalon.

Para o gerente de TI do Tacchini Saúde, Carlos Bertollo, a iniciativa deve ser o primeiro passo de uma colaboração mais ampla. "À medida que surgirem novas demandas, acredito que teremos oportunidades para desenvolver outros estudos e novas soluções em conjunto", disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários