Quinta, 09 de Julho de 2026
Publicidade

Morre menino de 3 anos espancado por pai missionário no RS

Criança estava internada na UTI do HPS em Porto Alegre; agressor confessou ter desferido socos e batido a cabeça do filho no chão porque ele não deu “bom dia”

Redação
Por: Redação
09/07/2026 às 08h02
Morre menino de 3 anos espancado por pai missionário no RS
O norte-americano Dandre Grayson, que se apresenta como missionário, é o homem preso por espancar o próprio filho, Oliver, de apenas 3 anos, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. (Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas)

A tragédia familiar que chocou o Rio Grande do Sul nos últimos dias teve o pior desfecho possível. A Polícia Civil confirmou, na madrugada desta quinta-feira (9), o falecimento do menino de apenas 3 anos que havia sido brutalmente espancado pelo próprio pai no município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O agressor, um missionário norte-americano de 33 anos, confessou a autoria das agressões e está preso desde o último domingo (5).

Em um depoimento que estarreceu os investigadores, o homem justificou o ato de violência extrema afirmando que a motivação foi o fato de o filho não ter lhe dado "bom dia". A delegada Luana Tamiozzo Medeiros, responsável interina pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Viamão, detalhou que o homem desferiu socos violentos no peito e no abdômen da criança, além de ter batido a cabeça do menino contra o chão na residência da família, localizada no distrito de Águas Claras.

Detalhes do socorro, prisão preventiva e histórico de abusos

O caso mobilizou a área da saúde e os órgãos de segurança diante da severidade das lesões apresentadas pela vítima:

  • Socorro e Flagrante: O próprio agressor levou o filho ao hospital de Viamão no domingo (5). Diante das múltiplas fraturas e lesões internas, a equipe médica acionou imediatamente o 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que efetuou a prisão em flagrante;

  • Prisão Preventiva: Na segunda-feira (6), durante a audiência de custódia, o Poder Judiciário converteu o flagrante em prisão preventiva, mantendo o norte-americano atrás das grades. Devido ao estado gravíssimo, o menino foi transferido para a UTI Pediátrica do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, onde não resistiu;

  • Histórico em Outros Estados: A Polícia Civil descobriu registros policiais em pelo menos outros dois estados brasileiros apontando que três dos outros filhos do casal (de 5, 7 e 9 anos) também já haviam sido vítimas de agressões físicas graves. A situação de um bebê de um ano segue em apuração;

  • Acolhimento Institucional: Por determinação do Conselho Tutelar, as cinco crianças foram retiradas da guarda dos pais e levadas para um abrigo institucional. A polícia também investiga crimes de violência doméstica contra a mãe das crianças e já solicitou medidas protetivas de urgência.

A família, cuja identidade é mantida em sigilo absoluto pela Justiça para preservar a imagem dos menores, reside no Brasil há nove anos e havia se mudado para Viamão há cerca de seis meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários