O Esportivo realizou o seu primeiro teste preparatório de pré-temporada no último final de semana, enfrentando logo de cara o rival Caxias, no Estádio Centenário. Com um erro capital do goleiro Anderson, o resultado do jogo-treino terminou favorável aos donos da casa. No entanto, apesar disso, o técnico alviazul Luiz Carlos Winck rasgou elogios para a atuação da equipe dentro de campo.
Apesar de contar com o mesmo período de pré-temporada em relação ao Caxias, Winck explica que a equipe grená vem com uma base já formada, sobretudo por estarem disputando a Série D, enquanto que o Esportivo realizou a formação de um elenco totalmente novo.
O treinador alviazul salientou a importância de um jogo-treino deste nível e afirmou que, mesmo com o revés, a atuação da equipe foi positiva. “Se analisarmos a nossa equipe em relação a do Caxias, a do Caxias tem mais entrosamento, pois manteve a base do ano passado e reforçou. Mas, para nós, foi muito bom o jogo-treino em termos de movimentação. Fizemos um primeiro tempo igual, tivemos um erro crucial que acabou dando o gol para eles. Mas, no segundo tempo, jogamos meio campo praticamente, jogamos só no campo deles e tivemos oportunidades”, explica o treinador alviazul.
Winck agora almeja reparar os erros para evoluir e entrar dentro de campo no próximo jogo-treino, diante do Ypiranga de Erechim, no sábado (13), em Bento Gonçalves, ainda mais preparado em termos, sobretudo, de nível tático. “É melhorar, o que é normal. Estamos ainda formatando uma equipe nova, e isso demanda um certo tempo. Entendo que estamos no caminho certo. O grupo é bom, e estamos na procura, daqui a pouco, para acrescentar mais uma peça ou duas em termos de opções”, comenta o técnico.
Assim como Winck, o volante Mateus Santana, que atuou durante praticamente todo o jogo-treino, também destacou a relevância de enfrentar equipes de alto nível na preparação para a temporada.
“Queríamos agora usar esses amistosos para pegar ritmo, para enfrentar as equipes do Gauchão - equipes fortes como é essa do Caxias - que eles mantiveram uma base já faz algum tempo. Sabíamos que ia ser um teste forte para esse dia, e é o primeiro amistoso que fizemos. Temos que ainda encontrar o melhor ritmo possível, na parte física estamos começando a evoluir”, relata.
Além disso, o volante o bom enfrentamento do Esportivo frete ao rival e ponderou que ainda há muito o que evoluir dentro de campo nas próximas semanas de pré-temporada: “Foi um bom teste, mas sabemos que temos muitas coisas para melhorar ainda. Foi um jogo bem parelho, conseguimos criar algumas situações. Agora é voltar na próxima semana, ver o que podemos melhorar para voltar ainda mais fortes”, destaca Mateus Santana.