
O azeite extravirgem Terroir Serrano, produzido na Serra Gaúcha pela Olivas de Gramado, conquistou medalha de ouro no Anatolian IOOC 2006 – International Olive Oil Competition, realizado na Turquia. O rótulo foi premiado na categoria blend de campo, em uma disputa que reuniu amostras de 516 produtores de 20 países.
O concurso é reconhecido por reunir especialistas de diferentes nacionalidades para avaliar azeites com base em critérios como frutado, amargor, picância e equilíbrio. Segundo as informações divulgadas, o Terroir Serrano alcançou pontuação superior a 90 pontos em um total de 100.
O azeite premiado é elaborado com as variedades Koroneiki, Frantoio e Picual. De acordo com o mestre lagareiro e azeitólogo André Bertolucci, o produto apresenta notas sensoriais de amêndoas verdes, banana, maçã, tomate e rúcula, formando um perfil que ele define como elegante e marcante.
A nova conquista soma-se a uma sequência de reconhecimentos internacionais obtidos pela Olivas de Gramado. Em 2025, a empresa já havia conquistado ouro no TerraOlivo Israel e no New York International Olive Oil Competition. O Terroir Serrano também recebeu medalha de prata no EVOO International Olive Oil Contest, na Itália.
Além disso, a marca foi premiada em competições na Grécia e recebeu o Selo Premium do Instituto Brasileiro de Olivicultura. Com mais de 10 premiações internacionais, a empresa reforça sua posição entre os principais nomes da produção de azeite extravirgem no Brasil.
O resultado na Turquia amplia a visibilidade da olivicultura da Serra Gaúcha e mostra o avanço da qualidade alcançada pelo setor no Rio Grande do Sul, que vem ganhando espaço em concursos de alto nível no exterior.