O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp anunciou nesta sexta-feira, 15, que adiará uma alteração em suas normas sobre troca de informações devido à perda de usuários para concorrentes como Telegram ou Signal. Nos primeiros dias do anúncio, o aplicativo viu mais de 30 milhões de usuários começarem a utilizar o Telegram, que comemorou a chegada maciça de novos integrantes.
"Estamos adiando a data em que se pedirá às pessoas para revisar e aceitar os novos termos", informou o WhatsApp, de propriedade do Facebook, em uma publicação em seu blog. A empresa cancelou o prazo de 8 de fevereiro para que os usuários aceitassem as novas normas, que incluem compartilhar suas informações com os servidores do Facebook. A mudança será revista e foi adiada até 15 de maio.
A decisão unilateral fez com que usuários fieis do Whatsapp não cancelassem suas contas do aplicativo, mas, sim, passassem a conhecer funcionalidades oferecidas principalmente pelo Telegram. O aplicativo russo é similar ao Whatsapp mas, atualmente, dispõe de muito mais funções que o aplicativo mais utilizado no mundo. Uma delas, por exemplo, são os grupos. No Whatsapp, o máximo permitido são 250 pessoas, enquanto no Telegram são 200 mil. Ainda no Telegram, é possível criar canais onde só o administrador envia mensagens, fotos e vídeos que não ficam armazenadas no celular de quem faz parte do canal.
Confira abaixo o comparativo entre os aplicativos