Domingo, 08 de Fevereiro de 2026
Publicidade

Estilista da Serra Gaúcha assina uniformes do Brasil nas Olimpíadas de Inverno

Em parceria com a grife de luxo italiana Moncler, fundador da Osklen criou peças que unem o “DNA da montanha” com a “ginga” brasileira.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio
08/02/2026 às 17h21
Estilista da Serra Gaúcha assina uniformes do Brasil nas Olimpíadas de Inverno

O Brasil desfilou com elegância e um toque da Serra Gaúcha na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, realizada nesta sexta-feira (06). Os uniformes da delegação brasileira foram assinados por Oskar Metsavaht, estilista nascido em Caxias do Sul e fundador da marca Osklen, em uma colaboração inédita com a grife italiana Moncler.

Sob a direção criativa de Remo Ruffini, as peças foram projetadas para unir a funcionalidade necessária no frio extremo com a identidade tropical do Brasil.

"Ginga" na Neve

A peça mais comentada foi a capa branca usada pelos porta-bandeiras, a atleta de skeleton Nicole Silveira e o esquiador Lucas Pinheiro Braathen. O modelo reinterpreta a icônica jaqueta Karakorum da Moncler, transformando-a em uma silhueta longa e fluida.

"A capa nasceu como uma ideia minimalista. Durante as provas, pensei que parecia algo de carnaval e pedi para o Lucas girar com ela e percebi um movimento que me lembrou a saia da baiana. Nossa, olha como as coisas vão surgindo, existe uma ginga ali", explicou Oskar Metsavaht sobre o processo criativo.

Além da capa, as jaquetas trazem a bandeira do Brasil estampada no forro, um detalhe que Metsavaht define como "o Brasil nos detalhes".

De Caxias para a Moda Global

Oskar Metsavaht tornou-se ma das maiores referências de moda e sustentabilidade do mundo

 

A trajetória de Oskar Metsavaht é motivo de orgulho para a região. Nascido em Caxias do Sul, ele se formou em medicina e atuou como ortopedista até o final da década de 80. Em 1989, fundou a Osklen, tornando-se uma das maiores referências de moda e sustentabilidade do mundo, sendo inclusive Embaixador da Boa Vontade da UNESCO.

O Retorno da Moncler

A parceria marca o retorno da Moncler às Olimpíadas após quase 60 anos — a última vez havia sido em 1968, vestindo a equipe francesa. A aproximação com o Brasil se deu também pelo patrocínio ao esquiador Lucas Pinheiro Braathen, fenômeno do esporte e embaixador da marca.

O Brasil participa dos jogos com sua maior delegação da história: 14 atletas disputando medalhas até o dia 22 de fevereiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários