
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) retiraram de circulação uma verdadeira "bomba-relógio" que trafegava pela BR-470, em Veranópolis, na Serra Gaúcha, na tarde desta segunda-feira, 2 de fevereiro. Um caminhão Iveco foi flagrado com um histórico impressionante de irregularidades: 205 multas vencidas e um débito total superior a R$ 41 mil.
Mas o risco ia além da documentação. O veículo, emplacado em Boa Vista do Buricá/RS, representava uma ameaça direta à infraestrutura da região.
Durante a fiscalização, os agentes constataram que o conjunto (caminhão + carga) pesava 56 toneladas. O veículo seguia em direção à Ponte Ernesto Dornelles (Ponte sobre o Rio das Antas), cujo limite de segurança atual para travessia é de apenas 45 toneladas.
Ou seja, o caminhão tentaria cruzar a estrutura com 11 toneladas de excesso, colocando em risco a ponte e a segurança de todos os motoristas que utilizam a principal ligação entre Bento Gonçalves e Veranópolis.
A análise do histórico do veículo revelou um padrão de imprudência:
Das 205 multas, 41 eram por excesso de velocidade.
O veículo estava com pneus em mau estado.
O tacógrafo (equipamento obrigatório que registra velocidade) estava com defeito.
O licenciamento do semirreboque estava vencido.
Diante do risco iminente à segurança viária, o caminhão foi removido a um depósito credenciado. Para reaver o veículo, o proprietário terá uma longa lista de tarefas: quitar os R$ 41 mil em débitos, regularizar os itens de segurança (pneus e tacógrafo) e realizar o transbordo da carga excedente para outro caminhão adequado.