
Uma operação integrada de segurança pública virou palco de um recado duro contra o crime em Bento Gonçalves nesta quinta-feira (29). Durante a ação no bairro Maria Goretti, que resultou na demolição de estruturas e remoção de veículos, o prefeito Diogo Siqueira não poupou palavras ao definir o objetivo da ofensiva.
"Vagabundo tem que ficar bravo com a gente mesmo. Agora entra até ambulância lá naquela rua. Se o bandido reclamar do que estamos fazendo, vamos deixá-lo bem à vontade para entrar na Justiça contra a prefeitura", disparou o prefeito.
Ver essa foto no Instagram
A declaração ocorreu enquanto equipes da prefeitura removiam "sucatas" que, segundo a inteligência policial, serviam como barricadas para impedir a entrada de viaturas em pontos de tráfico na Travessa Aldo Bernardino.
A operação, batizada de Bento em Ordem, tem um foco claro: retomada de território. Siqueira enfatizou que a administração municipal não vai recuar diante da criminalidade que tenta dominar espaços públicos.
"Estamos retomando o controle dessa rua. Vamos seguir incomodando esses vagabundos", reforçou o chefe do Executivo, ao lado de agentes de segurança.
Mais do que uma ação policial, a operação destravou o acesso básico para os moradores de bem do Maria Goretti. Segundo a prefeitura, os carros velhos abandonados propositalmente nas esquinas impediam não só a polícia, mas também o socorro médico.
"Estamos retirando esses carros abandonados, abrindo espaço para que uma ambulância possa entrar, que a passagem fique livre para os moradores", explicou Siqueira.
Coordenada pela Secretaria de Segurança (Semseg), a força-tarefa mobilizou a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, DMT e diversas secretarias. O resultado imediato foi:
4 veículos removidos (acumulavam lixo, água parada e serviam de bloqueio);
1 mandado de prisão cumprido no local;
Demolição de uma construção irregular usada pelo crime;
Limpeza geral e nova pintura de sinalização na via.
Segundo o secretário de Segurança, Gabriel Kellermann, a estratégia vai além da polícia: "A ação possibilita intervenções eficazes na prevenção de riscos, na melhoria da mobilidade urbana e na promoção da saúde pública."